loading

Rui Vitória e Vitória Sport Clube: um casamento de sonho e muito trabalho

Nota inicial: Faço questão de escrever este texto no dia da receção ao FC Porto. Aconteça o que acontecer, a minha opinião será exatamente igual. Quando começou a dispensar nomes como Nuno Assis, João Alves, Pedro Mendes e Nilson muitos desconfiaram. Afinal, qual o motivo para se desfazer de atletas com uma larga experiência na Liga Zon Sagres, alguns deles ex-internacionais? Sem medo, Rui Vitória acreditou no seu projeto e seguiu em frente, poupando a folha salarial de um clube em clara crise financeira.

Rui Vitória e Vitória Sport Clube: um casamento de sonho e muito trabalho

Hoje, é fácil elogiar e admirar uma equipa que ocupa a sexta posição do campeonato, mas o mais difícil vem de trás e foi feito por aqueles que acreditaram neste ambicioso desafio desde o seu início. Dezasseis portugueses num plantel da Liga Zon Sagres já é notável por si só, ainda mais quando se sabe que FC Porto, Benfica e Sporting não estão para aí virados. A média de idades do plantel do Vitória Sport Clube é de 23 anos, dividida por nove nacionalidades.

Na baliza, Douglas (29 anos) costuma ser o titular. Assis (23 anos) é presença assídua na equipa B, onde figuram também os portugueses Miguel Oliveira (18 anos) e André Preto (19 anos). A defesa conta com atletas bem trabalhados e com muita margem de progressão.

N´Diaye (22 anos), internacional pelo Mali, o marroquino El Adoua (26 anos), o experiente Alex (33 anos) e David Addy (22 anos) constituem o núcleo duro. Paulo Oliveira (21 anos) tem-se exibido bem na equipa B e não comprometeu nos seis encontros realizados pelo plantel sénior. João Gonçalves (25 anos), emprestado pelo Sporting, é uma alternativa viável de Alex, tal como Freire (23 anos), no miolo da defesa. Depois, jogadores que vão fazendo a ponte entre o conjunto principal e secundário o que, inequivocamente, os desenvolve competitivamente. É o caso de Josué Sá (20 anos), Pedro Lemos (19 anos), Gonçalo (22 anos) e o brasileiro Kanú (20 anos).

No meio-campo, o mesmo sistema. Leonel Olímpio (30 anos) é o pêndulo que qualquer equipa procura. André André (23 anos) pegou de estaca e o uruguaio Barrientos (22 anos) parece finalmente adaptado ao futebol europeu. João Ribeiro (25 anos) regressou dos turcos do Orduspor com outra embalagem, enquanto o costa-marfinense Siaka Bamba (23 anos) está a mostrar finalmente o que cativou vários olheiros quando representava o Desportivo de Chaves. Rafael Crivellaro (23 anos) vai tendo os seus espaços, à semelhança de Tiago Rodrigues (21 anos) e Luís Rocha (19 anos). Dinis (23 anos) ainda espera uma oportunidade no onze de Rui Vitória. Já o venezuelano Darwin Machís (19 anos) chegou do Granada no mercado de inverno e avisou que pretende marcar golos.

Na zona avançada, várias coqueluches e exemplos de sucesso. O jovem Ricardo Pereira (19 anos) já andou a ser sondado pelos grandes da Liga Zon Sagres, Marco Matias (23 anos) fez jus à fama que tinha no Freamunde, Amido Baldé (21 anos) foi uma excelente contratação ao Sporting depois de três anos a ser emprestado consecutivamente e Soudani (25 anos) uma descoberta das Arábias. O eslovaco Milan Lalkovic (20 anos) encontra-se emprestado pelo Chelsea e vai aparecendo aos poucos, tal como Índio (22 anos) e Hernâni (21 anos). Areias (19 anos) vai tentando mostrar serviço na Segunda Liga.

Um ditado antigo diz que a necessidade aguça o engenho e é isso mesmo que Rui Vitória, Luís Esteves, Nélson Oliveira, Arnaldo Teixeira e Sérgio Botelho têm comprovado. Não há dinheiro, lutam-se com outros recursos. Usa-se a prata da casa e contrata-se barato e bom. É por exemplos destes que sou completamente a favor das equipas B e do alargamento da Liga Zon Sagres. Se calhar, o futebol português precisa de mais clubes na corda bamba e de mais casamentos de sonho... acima de tudo com trabalho.

PS: André Gomes (Benfica) foi chamado por Paulo Bento para substituir Rúben Micael no particular da próxima quarta-feira frente ao Equador. O jogador é o único elemento dos encarnados na convocatória da seleção nacional. Algo me diz que a próxima surpresa, quando acontecer uma próxima, será do Vitória Sport Clube. Resta esperar.

Endereço Eletrónico: [email protected]

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?