loading

Liga dos Campeões: Alemanha e Espanha no topo do futebol europeu

Todas as épocas são feitos balanços sobre os mais variados indicadores futebolísticos. Quem é campeão nos respetivos países, quem marcou mais golos ou, simplesmente, quem fez melhor figura nas competições europeias. Efetuados todos os jogos dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, é-nos permitido chegar a algumas conclusões. Na prova rainha da UEFA, esta temporada, são espanhóis e alemães que ditam as regras.

Liga dos Campeões: Alemanha e Espanha no topo do futebol europeu

Coincidência ou normalidade? Pessoalmente, não sou muito de acreditar em acasos e o futebol não foge à regra. Espanha e Alemanha estão no topo do futebol europeu, seja nos clubes ou nas seleções. É verdade que a Inglaterra, muitas vezes, consegue meter-se no meio desta ordem de forças, mas, nesta edição da Liga dos Campeões, os clubes ingleses não fizeram boa figura (exceção feita ao Manchester United, que foi mesmo prejudicado contra o Real Madrid).

Justiça também seja feita aos clubes portugueses que têm conseguido, com alguma regularidade, estar nas fases finais das principais provas europeias. O FC Porto tem sido um vencedor frequente (2002-2003, 2010-2011 Taça UEFA; 2003-2004, Liga dos Campeões), enquanto o Sporting esteve, em 2005, numa final da Taça UEFA, o Sp. Braga na final da Liga Europa com o FC Porto, em 2010-2011, e o Benfica pode mesmo chegar à final da Liga Europa, caso passe os turcos do Fenerbahce, nas meias-finais da corrente edição da prova.

Contudo, tirando estes 'intrusos', alemães e espanhóis são clientes habituais nas fases finais da Liga dos Campeões. Este ano, esta premissa, é por demais evidente. Nas meias-finais da liga milionária iremos ter dois clubes alemães (Bayern Munique e Borussia de Dortmund), e dois clubes espanhóis (Barcelona e Real Madrid). Os bávaros são uns 'habitués'. Na edição do ano passado, o Bayern chegou mesmo à final, tendo perdido o troféu para o Chelsea. Uma final que não quererá repetir, embora o próximo adversário nas meias-finais seja o poderoso Barcelona.

No panorama do futebol europeu, nestes últimos anos, o Dortmund é um dos clubes mais interessantes de ver jogar. O Real Madrid já os defrontou na fase de grupos e nunca ganhou (uma derrota e um empate). Verdadeiro desafio para José Mourinho nas meias-finais, frente ao talentoso Jurgen Klopp.

Sobre os espanhóis não há muito a acrescentar. O poder futebolístico de Real Madrid e Barcelona é sobejamente conhecido. A equipa de José Mourinho procura conquistar a décima e salvar assim uma época pobre do ponto de vista dos títulos. Por seu lado, o Barcelona quer reconquistar a Liga dos Campeões para demonstrar o porquê de ser considerada, tantas vezes no papel, a melhor equipa do Mundo.

Não é fácil apontar um favorito. No entanto, o Bayern de Munique parece ser o melhor posicionado para conquistar a Liga dos Campeões. Os dois jogos frente à Juventus e o campeonato vencido a seis jornadas do fim são sinais da enorme força da equipa orientada por Jupp Heynckes. Só nos resta ligar o televisor, sentar, e desfrutar do que aí vem. Com certeza que não nos iremos arrepender.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?