loading

LE/Final: Benfica, feliz, bate «Barça» e conquista Europa, em 1961

O Benfica acabou em 1960/61 com a hegemonia espanhola na Taça dos Campeões Europeus em futebol, ao bater na final o FC Barcelona (3-2), que afastara na segunda ronda o pentacampeão em título Real Madrid.

Em Berna, a 31 de maio de 1961, os comandados do húngaro Bela Guttmann estiveram a perder, mas, com muita sorte à mistura, eficácia e também uma enorme capacidade de sofrimento, deram a volta ao jogo e sagraram-se campeões europeus.

O “Barça” tinha uma equipa “enorme”, com jogadores como Laszlo Kubala, Sandor Kocsis, Szoltan Czibor, Luis Suarez e Evaristo, e foi com naturalidade que se adiantou no marcador, aos 21 minutos, num cabeceamento imparável de Kocsis.

A final parecia ainda mais inclinada para os catalães, mas, sem que nada o fizesse esperar, aos 31 e 32 minutos, os “encarnados” viraram o resultado, com um tento do “capitão” José Águas, de cabeça, e um autogolo a meias entre Vergés e o guarda-redes Ramallets.

O FC Barcelona acusou a desvantagem, mas, no início da segunda parte, partiu para “cima” do Benfica, só que, aos 55 minutos, contra a corrente do jogo, um grande “tiro” de Mário Coluna colocou a vantagem benfiquista em 3-1.

Faltava ainda uma “eternidade” e, até ao final, o “Barça” foi avassalador, mas só bateu Costa Pereira mais uma vez, aos 75 minutos, pelo outro húngaro, Czibor.

Com o “gigante” Germano a comandar a defesa e uma grande ajuda dos “ferros”, o Benfica lá conseguiu segurar a vantagem e foi José Águas a levar a Taça dos Campeões, 11 anos depois do triunfo na Taça Latina, o primeiro troféu internacional dos “encarnados”.

- Ficha do jogo:

31 de maio de 1961.

Jogo no Estádio Wankdorf, em Berna, na Suíça.

Benfica – FC Barcelona, 3-2.

Ao intervalo: 2-1.

Marcadores:

0-1, Sandor Kocsis, 21 minutos.

1-1, José Águas, 31.

2-1, Martin Vergés, 32 (própria baliza).

3-1, Mário Coluna, 55.

3-2, Zoltan Czibor 75.

Equipas:

- Benfica: Costa Pereira, Mário João, Ângelo Martins, José Neto, Germano Figueiredo, Fernando Cruz, José Augusto, Joaquim Santana, José Águas, Mário Coluna e Domiciano Cavém.

Treinador: Bela Guttmann.

- FC Barcelona: Antonio Ramallets, Alfonso Salas “Foncho”, Enrique Gensana, Sigfrido Gracia, Martin Vergés, Jesus Garay, Laszlo Kubala, Sandro Kocsis, Evaristo Filho, Luis Suarez e Zoltan Czibor.

Treinador: Enrique Oriazaola.

Árbitro: Gottfried Dienst (Suíça).

Assistência: 26.732 espetadores.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?