loading

QF Mundial 2014: Cabo Verde vence Serra Leoa e mantém sonho da qualificação

Cabo Verde recebeu e bateu hoje a Serra Leoa por 1-0, mantendo acesa a esperança de participar no Mundial de futebol de 2014, no Brasil, valendo o golo solitário de Héldon, aos 12 minutos.

QF Mundial 2014: Cabo Verde vence Serra Leoa e mantém sonho da qualificação

O encontro, referente à quinta jornada do Grupo B de apuramento africano para o Mundial2014, permitiu aos ''Tubarões Azuis'' ascenderem ao segundo posto, com seis pontos, que poderão ser nove, caso se confirme a decisão positiva da FIFA e da CAN ao protesto apresentado no jogo contra a Guiné Equatorial, em que perdeu por 4-3.

Apesar de ter sido noticiada uma ''vitória na secretaria'', a Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF) ainda não recebeu qualquer informação oficial sobre o protesto, motivado pela utilização irregular de um jogador equato-guineense.

O outro jogo da jornada vai disputar-se domingo em Malabo, com a Guiné Equatorial a receber a líder do Grupo B, Tunísia.

Hoje, na Cidade da Praia, com o Estádio da Várzea mais uma vez esgotado, com cerca de 10 mil espetadores, os ''Tubarões Azuis'' dominaram toda a primeira parte, em que o guarda-redes local, Vozinha, foi um mero espetador.

No segundo tempo, o domínio pertenceu à Serra Leoa, embora Cabo Verde tenha sido o mais perdulário, com ocasiões soberanas para marcar aos 51 minutos, quando Júlio Tavares, isolado, permitiu a defesa de Solomon Morris, e aos 61 e 87 minutos, ambas por Babanco que, isolado nas duas ocasiões, rematou ao lado.

No último dos quatro minutos de compensação, o avançado da Serra Leoa Mohamed Bangura, o mais cotado da Serra Leoa, podia ter empatado a partida, mas a sorte acabou do lado de Cabo Verde, com Vozinha a defender o forte remate com o pé.

O jogo foi arbitrado por uma equipa vinda do Malaui, liderada por Jones Chimeza, que mostrou seis carões amarelos, três para cada equipa.

Os tunisinos lideram com 10 pontos (em quatro jogos), seguidos por Cabo Verde, com seis (em cinco jogos, mas com possibilidade de chegarem aos nove), à frente da Serra Leoa (cinco pontos em outros tantos jogos) e Guiné Equatorial (quatro pontos em quatro jogos, com a possibilidade de ficar apenas com um).

Para se apurar, Cabo Verde terá de esperar que a FIFA e a CAN lhe atribuam os três pontos referente ao jogo protestado contra a Serra Leoa e aguardar que a Tunísia perca pontos em Malabo.

De qualquer forma, mesmo com este cenário, os ''Tubarões Azuis'' terão ainda de ir a Tunes na sexta e última jornada do Grupo B para garantir o primeiro lugar do apuramento.

Porém, caso a Tunísia vença domingo em Malabo, o Grupo B de apuramento africano para o Mundial2014 qualificará imediatamente os tunisinos, a uma jornada do fim.

Se ficar em primeiro no Grupo B, e para se apurar definitivamente para o Mundial, Cabo Verde terá ainda de disputar uma eliminatória, a duas mãos, contra um dos nove primeiros dos outros tantos grupos que disputam a qualificação africana.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?