loading

Deputado britânico junta jovens irlandeses e guineenses em torno do futebol

O deputado ao Parlamento britânico Peter Thompson, coordenador do grupo parlamentar para a Guiné-Bissau, vai levar ao país esta semana uma equipa de futebol da Irlanda do norte para um intercâmbio com jovens guineenses.

Deputado britânico junta jovens irlandeses e guineenses em torno do futebol

Em comunicado divulgado hoje por Peter Thompson, o parlamentar britânico que tem sido uma presença assídua na Guiné-Bissau nos últimos sete anos, afirma-se que a visita dos 22 jovens irlandeses ''é para o reforço da amizade'' com a Guiné-Bissau.

''Quando falamos sobre a situação na Guiné-Bissau, falamos sempre acerca dos líderes políticos, dos militares, da comunidade internacional, mas esquecemo-nos das crianças da Guiné-Bissau que estão hoje a crescer com a esperança e a ambição de uma vida melhor. O futebol é uma linguagem universal e esta visita tem como objetivo mostrar aos jovens da Guiné-Bissau que o trabalho de equipa é a solução para um futuro partilhado'', enfatizou Thompson.

A visita dos jovens jogadores irlandeses, a segunda nos últimos três anos, enquadra-se no âmbito do programa ''embaixadores para o Desporto'', uma organização cristã que promove a reconciliação através do futebol.

Os jovens jogadores de futebol, que cresceram durante o violento conflito na Irlanda do Norte que terminou em 2007 serão, durante três semanas, os hóspedes das várias academias de futebol na Guiné-Bissau para crianças de todas as religiões e etnias.

O programa ''embaixadores para o Desporto'' é co-organizado por Peter Thompson e Robert Cuthbert, um missionário irlandês que nasceu e cresceu na ilha de Bubaque, no arquipélago dos Bijagós.

Vindos da Irlanda do Norte, missionários protestantes chegaram à Guiné-Bissau nos anos 50, trabalhando secretamente nas ilhas Bijagós, quando as autoridades portuguesas não autorizaram a sua presença, uma vez que pensavam que estes cidadãos britânicos colaboravam com os revolucionários guineenses.

Atualmente, a Irlanda do Norte (uma região do Reino Unido) está a partilhar as suas experiências de reconciliação, reforma no setor de segurança e coesão étnica com a Guiné-Bissau, como parte da comissão de reconciliação na Assembleia Nacional.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?