loading

ESPECIAL: Eric Abidal, o lutador que resiste a todos os golpes

Eric Abidal tem 33 anos de idade e continua a competir ao mais alto nível no futebol europeu. O defesa francês resistiu a um tumor no fígado e a uma recaída para voltar a lutar para fazer o que mais gosta: jogar futebol. O lutador venceu a guerra pela sua vida e está determinado a voltar a brilhar, agora ao serviço do Mónaco.

Decorria a temporada de 2000/2001 quando Abidal se estreou nos campeonatos profissionais: foi ao serviço do Mónaco, no dia 16 de setembro na vitória por 3-0 sobre o Toulouse. Apesar da sua estreia aos 21 anos no histórico clube francês, Eric Abidal disputou apenas onze jogos pelos monegascos no campeonato francês.

O jovem jogador decidiu mudar de ares e apostou continuar a sua carreira no Lille, reunindo-se com o seu antigo treinador Claude Puel e foi primeira escolha do técnico francês. Eric Abidal disputou 62 jogos pelo clube do Norte de França e atraiu o interesse do Olympique de Lyon. O francês rapidamente se afirmou como peça nuclear na defesa francesa e formou um quarteto de respeito, juntamente com Reveillére, Cris, Caçapa e Gregory Coupet, o guarda-redes do Lyon.

Na altura, Abidal afirmou que o seu principal trunfo era enfurecer os seus oponentes de tal maneira com a sua marcação que eles tivessem que procurar a bola noutra zona do campo. Só em novembro de 2004 é que o defesa gaulês apontou o seu primeiro golo da carreira, frente ao Lille, o seu antigo clube, na derrota do Lyon por 3-2 para a Taça de França.

A transferência em 2007 para o Barcelona veio na sequência natural da grande carreira que Eric Abidal vinha a fazer no Lyon, quer nas competições internas, quer na Liga dos Campeões. Em Camp Nou, o francês disputou 125 jogos pelo colosso catalão e destacou-se pela frieza na abordagem a todas as situações e pela solidez que conferia à defesa do Barcelona.

Mas a doença maldita atacou Eric Abidal. Em 2011, um cancro no fígado fez com que o francês abrandasse a sua carreira triunfante para lutar pela vida. Abidal venceu a batalha e voltou aos treinos e aos jogos pelo clube catalão. Contudo, um ano depois, em março, o 'bicho papão' voltou a atacar e Eric Abidal foi sujeito a um transplante de fígado.

Três meses depois, Eric Abidal já estava pronto para iniciar a sua recuperação. Uma recuperação milagrosa, afirmaram os médicos. Em dezembro do mesmo ano, o internacional francês teve luz verde para voltar aos treinos e fazer o que mais gosta. No dia 19 de março de 2013, Abidal regressou à competição pelo Barcelona B, na vitória frente ao Istres. O regresso à equipa principal aconteceu a 6 de abril no jogo frente ao Levante, sob a batuta de Tito Vilanova.

O Barcelona não lhe renovou o contrato e Eric Abidal regressou, agora, à casa que o viu nascer: o Mónaco. Depois de alguns avanços e recuos, o defesa francês assinou pelo clube monegasco e vai jogar na mesma equipa que os portugueses Ricardo Carvalho e João Moutinho. O lutador está de volta. Depois de alguns tropeções, ainda com mais força.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?