loading

LC/Grupo C: Benfica vence PSG, mas falha 'oitavos'

O Benfica venceu hoje o Paris Saint-Germain, por 2-1, mas falhou o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões de futebol, uma vez que o Olympiacos venceu o Anderlecht no outro jogo do Grupo C.

LC/Grupo C: Benfica vence PSG, mas falha 'oitavos'

O uruguaio Edinson Cavani deu vantagem aos parisienses, que já tinham assegurado o primeiro lugar no Grupo C, antes de o brasileiro Lima, na conversão de uma grande penalidade, e de o argentino Nico Gaitán garantirem o terceiro triunfo do Benfica na prova, em jogo da sexta jornada.

A necessitar de fazer melhor frente ao Paris Saint-Germain do que o Olympiacos, que venceu por 3-1 na receção aos belgas do Anderlecht, Jorge Jesus promoveu duas alterações no "onze", com as entradas de Sílvio, para o lugar de Bruno Cortez, e de Matic, em detrimento de Rodrigo, relativamente ao jogo com o Arouca do último sábado.

Do lado oposto, Laurent Blanc, já com a vitória no Grupo C assegurada, que não podia contar com os castigados Marco Verratti e Gregory van der Wiel, abdicou de Thiago Silva e Alex, Zlatan Ibrahimovic, entregando a responsabilidade ofensiva a Edinson Cavani.

O Benfica partiu à procura do resultado, com Enzo Pérez e Sílvio, aos cinco e sete minutos, respetivamente, a obrigarem Sirigu a ceder dois cantos, mas esta ousadia custava alguns sobressaltos na defesa, com os contra-ataques parisienses, como ocorreu aos oito minutos, quando Ménez testou Artur pela primeira vez.

O "onze" de Jorge Jesus não empolgava, mas, mesmo assim, criava as melhores ocasiões e Gaitán, aos 26, após passe de Maxi Pereira, rematou ligeiramente ao lado da baliza gaulesa, tal como o cabeceamento de Matic, dois minutos depois, respondendo a cruzamento de Enzo Pérez.

A passividade do Paris Saint-Germain terminou aos 37 minutos, com o golo de Edinson Cavani, que, já na área de baliza, só teve de desviar o cruzamento da linha final de Ménez, após Javier Pastore recuperar um lance de ataque praticamente perdido.

A resposta do Benfica ao golo do uruguaio, que atirava irremediavelmente os "encarnados" para a Liga Europa, surgiu ainda na primeira parte, por Lima, aos 45, através de uma grande penalidade, que puniu uma falta de Traoré sobre Sílvio, à entrada da área francesa.

A estreia do brasileiro a marcar na presente edição da Liga dos Campeões levou a igualdade para o intervalo, mas, no regresso para a segunda parte, a formação portuguesa apresentou-se com vontade de capitalizar o resultado do Olympiacos, que então empatava 1-1 com o Anderlecht.

Lima voltou a "incomodar" Sirigu, aos 52, mas foi Gaitán a colocar o Benfica em vantagem, ao aproveitar um corte incompleto de Camara, que deixou a bola à disposição do extremo argentino na área parisiense, depois de uma investida de Maxi Pereira na direita "encarnada".

Apesar de estar em desvantagem, Blanc continuou a gerir o plantel, retirando Cavani e Thiago Motta, e o Paris Saint-Germain, mesmo assim, voltou a visar a baliza de Artur, que viu Pastore falhar por pouco, aos 69, após um passe do "suplente" Lavezzi.

A vitória não escapou ao Benfica, que tinha derrotado por duas vezes os belgas do Anderlecht, marcando a despedida dos "encarnados" da edição 2013/14 da Liga dos Campeões, mas a competição ainda volta ao Estádio da Luz, para o jogo decisivo, marcado para 24 de maio de 2014.

Ao contabilizar os mesmos 10 pontos do Olympiacos, que tinham vencido os lisboetas em Atenas, o Benfica foi "despromovido" para os 16 avos de final da Liga Europa.

Programa da jornada

Terça-feira, 10 de Dezembro de 2013
Kobenhavn - Real Madrid, 0 - 2
Plzen - CSKA, 2 - 1
Olympiakos - Anderlecht, 3 - 1
Real Sociedad - Leverkusen, 0 - 1
Bayern München - Man City, 2 - 3
Benfica - PSG, 2 - 1
Man Utd - Shakhtar, 1 - 0

Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2013
Galatasaray - Juventus, 1 - 0
Milan - Ajax, 0 - 0
Napoli - Arsenal, 2 - 0
Chelsea - Steaua, 1 - 0
Barcelona - Celtic, 6 - 1
Marseille - Dortmund, 1 - 2
Atlético Madrid - FC Porto, 2 - 0
Austria Wien - Zenit, 4 - 1
Schalke 04 - Basel, 2 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?