loading

Liga Europa: FC Porto empata na receção ao Eintracht Frankfurt

O FC Porto empatou hoje 2-2 com o Eintracht Frankfurt, em encontro da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, disputado no estádio do Dragão, no Porto.

Liga Europa: FC Porto empata na receção ao Eintracht Frankfurt

A classe de Quaresma (44) e o sentido de oportunidade de Varela (68) deram uma promissora vantagem aos "dragões", mas um "tiro" de longe de Joselu (72) e mau alívio de Alex Sandro (77) comprometeram uma eliminatória que será decidida na próxima quinta-feira, no "inferno" de Frankfurt.

Ainda que longe de brilhar, o FC Porto (este ano não ganhou qualquer dos quatro jogos Europeus em casa) mostrou qualidade bem superior ao 12.º da Liga alemã, mas depois errou e, numa competição "menor" (está habituado ao ritmo da Liga dos Campeões), revelou fragilidade mental pouco habitual no Dragão.

Sem engenho técnico, os germânicos apostaram num futebol direto, preferencialmente aéreo, quase sempre inócuo: acabou por bastar perante um conjunto "azul e branco" que é uma sombra da equipa competitiva a que habituou a Europa.

Os minutos iniciais anunciavam um Frankfurt atrevido e disposto a discutir o triunfo, mas essa atitude cedo foi anulada por um FC Porto que assumiu o controlo e criou oportunidades várias, embora sem assustar verdadeiramente o guarda-redes Kevin Trapp, dispensado de defesas de valor.

Os alemães concediam espaços atrás - que os tricampeões portugueses não aproveitavam convenientemente - e eram pouco assertivos no ataque, sem qualidade técnica para desequilibrar.

O FC Porto devia a si próprio o nulo que Quaresma (44) desfez: afastou um adversário e atirou em arco ao poste contrário. A bola entrou e levou o Dragão à festa (1-0), silenciando o "show" da sempre exemplar claque do Frankfurt.

Os germânicos voltaram a começar melhor e Joselu (51) e Russ (53), em lances aéreos, testaram a atenção de Helton, surgindo a resposta por Jackson Martinez (57 e 60), num FC Porto que hesitava em "forçar" o 2-0.

O prémio chegou aos 68, em lance de bola parada, concluído com "carrinho" de Maicon para Varela, que só teve de empurrar.

Os alemães relançaram as suas aspirações na eliminatória com forte remate de longe de Joselu (72), surpreendendo Helton , tendo o empate surgido num lance confuso na pequena área.

Helton defendeu um primeiro remate, mas a tentativa de alívio de Alex Sandro acabou no fundo das redes, numa igualdade em cinco minutos que parecia impensável e que deixa a equipa de Paulo Fonseca em má situação.

Programa da jornada

Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2014
Anzhi - Genk, 0 - 0
Dnipro - Tottenham, 1 - 0
Esbjerg - Fiorentina, 1 - 3
Juventus - Trabzonspor, 2 - 0
Chornomorets - Lyon, 0 - 0
Dynamo Kyiv - Valência, 0 - 2
Liberec - AZ, 0 - 1
PAOK - Benfica, 0 - 1
Maribor - Sevilla, 2 - 2
Plzen - Shakhtar, 1 - 1
Lazio - Ludogorets, 0 - 1
Swansea City - Napoli, 0 - 0
FC Porto - Frankfurt, 2 - 2
Maccabi Tel Aviv - Basel, 0 - 0
Bétis - Rubin, 1 - 1
Ajax - RB Salzburg, 0 - 3

Quinta-feira, 27 de Fevereiro de 2014
Rubin - Bétis, 0 - 2
Sevilla - Maribor, 2 - 1
Napoli - Swansea City, 3 - 1
Shakhtar - Plzen, 1 - 2
Frankfurt - FC Porto, 3 - 3
Basel - Maccabi Tel Aviv, 3 - 0
RB Salzburg - Ajax, 3 - 1
Ludogorets - Lazio, 3 - 3
Lyon - Chornomorets, 1 - 0
Valência - Dynamo Kyiv, 0 - 0
Fiorentina - Esbjerg, 1 - 1
Genk - Anzhi, 0 - 2
AZ - Liberec, 1 - 1
Trabzonspor - Juventus, 0 - 2
Tottenham - Dnipro, 3 - 1
Benfica - PAOK, 3 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?