loading

Candidato à FIFA Jérôme Champagne diz que futebol não pode tornar-se na NBA

O francês Jérôme Champagne, candidato à presidência da FIFA, alertou hoje sobre o perigo do futebol se converter na NBA, com “uma quinzena de clubes sozinhos no topo”, numa entrevista, publicada hoje, ao jornal francês Le Parisien.

Candidato à FIFA Jérôme Champagne diz que futebol não pode tornar-se na NBA

“O dever da FIFA é lutar para a preservação da universalidade do jogo e assegurar incerteza nos resultados para evitar que o futebol se transforme numa NBA”, avisou o antigo braço direito de Joseph Blatter, atual presidente do organismo que rege o futebol mundial.

O único candidato para o presidência da FIFA até ao momento, antigo secretário-geral adjunto da FIFA, entre 1999 e 2010, deseja criar um fundo mundial que permita a redistribuição do dinheiro entre os clubes.

O francês disse ainda que a medida da UEFA do fair-play financeiro seja insuficiente para equilibrar as desigualdades dos clubes e criticou a tendência dos mais ricos contratarem jogadores estrangeiros em vez de jogadores do país de origem.

“[Essa aposta] Pode servir para os jovens que estão nas escolas de formação tenham alguma oportunidade”, sublinhou.

Champagne finalizou afirmando que a FIFA precisa apenas “de alguém que compreenda o funcionamento do futebol num mundo cada vez mais globalizado”, acrescentando que o organismo “não precisa nem de um comentador televisivo nem de um treinador”.

Jérôme Champagne candidatou-se em janeiro para a presidência da FIFA, marcadas para maio de 2015, sendo até ao momento o único candidato.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?