loading

Meus Senhores, isto sim, é futebol!

Quem é Kiril Domuschiev? O que é o Ludogorets? Fique sabendo, caro leitor, que para além de palavras de difícil pronunciação e escrita, são um exemplo de paixão e dedicação ao futebol.

Meus Senhores, isto sim, é futebol!

Ludogorets é uma equipa búlgara que está, este ano, pela primeira vez na Liga dos Campeões. Kiril Domuschiev é o seu investidor. Posto isto, a pergunta será: Como é que este investidor e clube podem ser uma prova viva da paixão e loucura pelo futebol?

Para lhe responder vou começar do início.

A equipa de Razgrad (cidade onde se situa a equipa) costumava jogar na terceira e segunda liga daquele país, porém na época de 1999/2000 entrou em falência. Um ano depois, em 2001, Alexander Alexandrov (atual presidente) e alguns ex-futebolistas do clube decidiram pedir um empréstimo ao empresário Domuschiev para tentar recomeçar do zero.

Inicialmente Domuschiev investiu 25.000 euros; depois, quando a equipa subiu para a Segunda Divisão, os dirigentes do clube chamaram novamente o búlgaro, pois precisariam de mais dinheiro para investir. O empresário perguntou: 'de quanto precisam?', ao que eles pediram 250.000 euros. Domuschiev decidiu aceitar, porém apenas com a condição de, a partir daquele momento, ser ele e os seus assessores a gerir o clube. Assim foi.

Em 2010-2011 entraram para a Primeira Divisão da Bulgária. A partir daí, o empresário e dono do clube começou a analisar tudo o que o clube precisava, assim como reunir bons profissionais para ajudar o clube e os jogadores.

A equipa ficou novamente em primeiro e, neste momento (apenas quatro anos após a chegada à Primeira Divisão búlgara), está a competir na fase de grupos da Liga dos Campeões. Domuschiev, na entrevista que deu ao jornal AS, disse que «a equipa foca-se mais na Europa do que no campeonato (…) no campeonato as outras equipas vêem-nos como um Real Madrid ou Barcelona».

O empresário ainda confessa que os seus jogadores cada vez estão mais motivados, pois o campeonato búlgaro tem cada vez mais coeficiente e, assim sendo, ir-se-á tornar mais fácil entrar nas competições europeias. E há algo de muito inovador neste senhor, ele dá bons prémios aos jogadores pelas boas exibições que fazem. Até aqui nada de anormal, porém, ele também aplica multas! «Quando vejo que os jogadores não dão o seu máximo (…) ou quando há expulsões, cartões amarelos ou protestos, isso eu não admito», confessou.

Algo também incrível é reparar nisto: quando pensamos em futebol búlgaro, ou numa equipa como o Ludogorets, pensamos num futebol ainda muito rupestre e básico, porém, ao longo destes quatro anos de ascensão da equipa, olheiros foram mandados para a Espanha para observar os treinos de equipas como o Barcelona, Valência e Espanyol. Tudo é estudado ao pormenor e o presidente admite que a equipa procura «ter posse de bola e imitar um pouco o estilo de jogo do tiki-taka».

Toda esta história de paixão e de amor é incrível. Um presidente que pediu ajuda a um empresário e um empresário que investiu na altura 25.000 euros, agora contam com mais de 6.000.000 (milhões de euros) para gastar em melhorias no clube.

Hoje joga contra o Real Madrid para a fase de grupos da Liga dos Campeões e, mesmo que percam, tanto o clube como o investidor já são uns verdadeiros vencedores!

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?