loading

Conselho de Disciplina da FPF suspende Paulo Pereira Cristóvão por 15 meses

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) puniu hoje o antigo dirigente do Sporting Paulo Pereira Cristóvão com uma multa de três mil euros e 15 meses de suspensão, na sequência do “caso Cardinal”.

Conselho de Disciplina da FPF suspende Paulo Pereira Cristóvão por 15 meses

Em comunicado da secção não profissional, o CD anunciou hoje a punição aplicada ao antigo vice-presidente do Sporting, impedindo-o de exercer qualquer cargo de dirigente desportivo durante aquele período, assim como uma multa de dois mil euros ao clube “verde e branco”.

Em 18 de julho de 2013, a secção não profissional do CD tinha anunciado a abertura do processo “à Sporting Clube de Portugal Futebol, SAD e a Paulo António Pereira Cristóvão, em virtude de existirem fortes indícios de terem violado normas legais e disciplinares que regem a atividade desportiva”.

Em paralelo com o processo desportivo corre um processo judicial, no qual Paulo Pereira Cristóvão é acusado de sete crimes, um de burla qualificada, outro de branqueamento de capitais, dois de peculato, mais um de devassa por meio informático, um de acesso ilegítimo e, por fim, um de denúncia caluniosa agravada.

Este caso foi desencadeado com o envio de uma carta anónima a denunciar um alegado suborno ao árbitro assistente José Cardinal, nomeado para um jogo entre o Sporting e o Marítimo, em abril de 2012, carta essa que o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, faria chegar à Policia Judiciária (PJ), depois da mesma lhe ter sido entregue pelo presidente então dos “leões”, Luiz Godinho Lopes.

Na sequência da investigação da PJ, foram constituídos arguidos, além de Paulo Pereira Cristóvão, um ex-funcionário deste, Rui Martins, suspeito de ter feito, no Funchal, o depósito de dois mil euros na conta bancária do árbitro assistente José Cardinal, e a secretária do dirigente leonino, Liliana Caldeira, que terá, alegadamente, comprado a passagem de avião para aquele viajar até à Madeira.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?