loading

Riqueza cultural inspirou agência portuguesa que criou logótipo Mundial2018

A agência portuguesa Brandia Central inspirou-se na riqueza e diversidade cultural russas para criar o logótipo oficial do Mundial de futebol de 2018, um trabalho que desenvolveu desde 2013, afirmou o diretor criativo do projeto, Miguel Viana.

Riqueza cultural inspirou agência portuguesa que criou logótipo Mundial2018

“As inspirações foram muitas. Este tipo de projetos tem uma forte componente de identidade do destino. Por essa razão foi com naturalidade que, à medida que pesquisávamos, surgiram as mais variadas inspirações. Sendo esse destino a Rússia, é fácil imaginar a riqueza e diversidade cultural com que nos deparámos”, disse Miguel Viana à agência Lusa, num depoimento por escrito.

O responsável criativo explicou que a empresa portuguesa – vencedora outros projetos de dimensão mundial – foi convidada a participar no concurso internacional, ao qual concorreram oito agências.

“Ganhámos o concurso e desde aí temos estado a desenvolver o projeto” referiu Miguel Viana, acrescentando que o logótipo contém referências ao “país anfitrião, à própria FIFA e á sua visão sobre o futebol”.

“O logótipo representa a magia da Rússia (...) e a sua capacidade única de sonhar e concretizar esses sonhos. A aventura espacial russa é um dos melhores exemplos dessa alma, daí a inspiração que se vê no topo do símbolo, onde uma bola de futebol assume também um caráter ‘espacial’ com janelas que convidam a descobrir a marca e o evento”, explicou.

O diretor do projeto, que por razões contratuais não pode tornar públicas as verbas envolvidas no projeto, admitiu que o sucesso da empresa – responsável, entre outros, pelos logótipos do Euro2012, do Euro2016, e da Taça América Chile 2015 – é “a sua equipa extraordinária”.

“[A Brandia] Tem pessoas com muito talento, dedicadas, que trabalham muito para chegar mais fundo e com isso à verdade e relevância de cada projeto. Estes projetos de maior visibilidade internacional que ganhámos - todos em concursos internacionais – (...) também nos dão uma experiência baseada em resultados e em aprendizagem que se faz em cada um”, disse.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?