loading

UEFA quer direitos humanos como requisito na atribuição de Mundiais

O dirigente da UEFA William Gaillard sugeriu hoje que a questão dos direitos humanos seja um requisito necessário para que um país possa organizar um Mundial.

UEFA quer direitos humanos como requisito na atribuição de Mundiais

Gaillard, diretor de comunicações da UEFA e conselheiro do presidente do organismo, o francês Michel Platini, apresentou a proposta em reunião do Observatório Mundial contra o racismo no desporto, realizada em Joanesburgo.

O representante da UEFA fez a sugestão depois de ser questionado em relação à Rússia e ao Qatar, organizadores dos Mundiais em 2018 e 2022, respetivamente, e que são acusados de violarem direitos humanos.

William Gaillard sugeriu que se deveria fazer uma “lista de direitos exigíveis” e lembrou episódios polémicos da história dos Mundiais, como a realização do Mundial na Argentina em 1978, em plena ditadura militar.

Em relação às investigações da FIFA no que diz respeito à situação de direitos humanos na Rússia e no Qatar, Gaillard reconheceu que “há milhares de milhões” em jogo e admitiu que uma mudança de locais implicaria “uma revolução”.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?