loading

Portugal: Uma 'renovação' à maneira de Fernando Santos

Assim que foi anunciado como novo selecionador de Portugal, Fernando Santos tratou de afastar cenários de renovações e cisões profundas em relação ao legado de Paulo Bento. Pelo contrário, o ex-timoneiro da Grécia deixou claro que iria ser convocado quem merecesse e quem tivesse valor.

Portugal: Uma 'renovação' à maneira de Fernando Santos

Logo nesta declaração, sem querer criar incompatibilidades forçadas, o experiente 'engenheiro do penta' abriu a porta ao regresso de jogadores colocados de parte por Paulo Bento. Assim, Ricardo Carvalho (36 anos) e Bosingwa (32 anos) foram repescados ao Mónaco e ao Trabzonspor, respetivamente.

Longe de pretender questionar as razões que levaram Bento a barrar as convocatórias destes dois jogadores, o que é certo é que ambos mostraram nos últimos jogos que ainda podem ser muito úteis até ao Euro-2016, na França.

Num segundo plano, assistimos ao regresso de atletas como Ricardo Quaresma e Danny, bem como à convocatória, que já começava a cair no ridículo por não acontecer, do sportinguista Adrien.

Embora os dois primeiros nunca tivessem assumido ruturas com Paulo Bento, parecia claro que o ex-selecionador nacional não pretendia contar com ambos, talvez devido às suas personalidades mais vincadas e individualistas. Já Adrien, apesar de conhecido por Bento desde os tempos em que treinou o Sporting, não teria as caraterísticas necessárias para acrescentar o valor pretendido à 'equipa de todos nós'.

Num terceiro plano, o regresso de Tiago. O médio decidiu abandonar a equipa das quinas após a eliminação de Portugal no Mundial-2010, com Carlos Queiroz, e nunca quis voltar durante a passagem de Paulo Bento. Com Fernando Santos, já depois de ter admitido o seu arrependimento por ter renunciado, o médio do Atlético Madrid está mais do que pronto para dar o seu contributo até ao Euro-2016.

Num quarto e último plano, a estreia de jovens valores de futuro. São os casos de Raphael Guerreiro (Lorient), que teve uma noite de sonho ao apontar o golo que valeu a vitória de Portugal frente à Argentina (1-0) e de João Mário (Sporting). Tiago Gomes (Sp. Braga) tem feito uma boa época e, aos 28 anos, estreou-se como internacional. E nem falemos de José Fonte, capitão do Southampton, atual segundo classificado da Premier League.

À sua maneira, Fernando Santos tem reconstruído a equipa portuguesa que, apesar de ainda mostrar várias arestas por limar, tem deixado em campo uma tranquilidade e frieza que eram claramente deficitárias durante o 'reinado' de Paulo Bento. O 4-4-2 losango tem sido o sistema tático preferido do engenheiro, que parece com ideias de apostar em Cristiano Ronaldo numa posição mais central, apoiado por Nani, Danny ou Quaresma nas alas.

Muito contra a corrente, Fernando Santos está a mostrar que a renovação que lhe era pedida pelos meios de comunicação nem teria que ser assim tão vincada para resultar. Pelos vistos, bastaria chamar aqueles jogadores que foram sendo excluídos por Paulo Bento, um ou outro que foi embora e aqueles que não eram tão valorizados. Ainda há muito trabalho pela frente, mas os primeiros sinais são bastante positivos.

Endereço Eletrónico: [email protected]

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?