loading

Premier League: A importância do 'Boxing Day'

A época de Natal é, para muitos de nós, sinónimo de reuniões familiares, férias, frio, prendas e muitas outras coisas que nos remetem para este período especial do ano. No entanto, para os amantes do futebol é, sobretudo, tempo para assistir, em Inglaterra, a mais um 'Boxing Day'. Uma verdadeira maratona de futebol que poucos dispensam.

Premier League: A importância do 'Boxing Day'

Para ser rigoroso o 'Boxing Day' não se joga só em Inglaterra, mas em todos os principais campeonatos do Reino Unido. No entanto, é verdade que o 'dia das caixas' que mais desperta a atenção do Mundo é aquele que se realiza em Inglaterra.

Com os principais clubes ingleses em ação, Manchester United, Chelsea, Arsenal, Manchester City, Tottenham, etc, todos os olhos do Mundo se concentram na Premier League, no dia 26 de dezembro (o dia imediatamente a seguir ao Natal). Mas o que faz do 'Boxing Day' uma jornada tão importante?

São vários os indicadores que apontam, no planeta futebol, para a relevância do 'Boxing Day'. Primeiro: A tradição que este tem para os britânicos, tradição esta que penso, pode ser agora, inclusiva ao resto do Mundo, tal é a expetativa que este gera um pouco por todo o lado. O 'Boxing Day' já é, desde há muito tempo, um fenómeno mundial.

Segundo: O facto de a maior parte dos campeonatos europeus, pelo menos os mais importantes, pararem nesta altura do ano leva a que as atenções estejam todas centradas onde há competição, ou seja, em Inglaterra. A Premier League é, já por si, um campeonato que desperta paixões e concentra atenções, mas no dia 26 de dezembro tudo isto vem a dobrar. A expetativa que o 'Boxing Day' desperta nos adeptos acaba por, frequentemente, contagiar os próprios atletas e alguns dos jogos realizados nesse dia são autênticos hinos ao futebol.

Terceiro: A comunicação e o merchandising próprios da Premier League potenciam grandemente um dia que é especial no Mundo do futebol. Os adeptos querem fazer parte desse momento, seja através da ida ao estádio ou simplesmente estarem sentados no seu sofá a assistirem a um bom jogo de futebol. É este sentimento de pertença que faz com que o 'Boxing Day' não seja só dos britânicos, mas de todos nós. Acabamos mesmo, nalguns casos, a torcer por uma equipa inglesa da nossa simpatia como se fosse um dos 'nossos' Benfica, FC Porto, Sporting, Vitória de Guimarães, Sp. Braga, etc...

O 'Boxing Day' é, sem dúvida, um dos acontecimentos mais marcantes da época futebolística europeia. Quando ouço que existe a possibilidade de se realizar o Mundial do Qatar em 2022, no Inverno, sinceramente, levanto as minhas imensas dúvidas. Não acredito um minuto que os dirigentes da Premier League vejam com bons olhos uma mudança que prejudicaria em muito a realização das jornadas natalícias em Inglaterra.

O 'Boxing Day' é para os adeptos, um pouco por todo o Mundo, a jornada de futebol por excelência, aquela que muitos esperam com ansiedade. É uma jornada em que se promovem certos valores sociais, como a ida aos estádios em família. Da minha parte espero que o 'Boxing Day' continue por muitos e muitos bons anos, até porque o que é diferente deve ser sempre preservado.

Este texto é resultado da colaboração semanal entre o Futebol 365 e o blogue marcasdofutebol.wordpress.com. Esta parceria procura analisar o desporto-rei a partir de um ângulo diferente: a comunicação.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?