loading

Definido grupo de trabalho para transladação de Eusébio para o Panteão

A presidente da Assembleia da República constituiu hoje o grupo de trabalho que irá organizar a transladação do antigo futebolista Eusébio da Silva Ferreira para o Panteão Nacional, decisão aprovada pelo parlamento a 20 de fevereiro.

Definido grupo de trabalho para transladação de Eusébio para o Panteão

O grupo de trabalho fica responsável por "determinar a data, definir e orientar o programa da transladação, em articulação com as entidades públicas e demais instituições envolvidas, bem como os seus familiares próximos", pode ler-se na resolução 21/2015 da Assembleia da República (AR) publicada em Diário da República na quinta-feira.

Os deputados Duarte Pacheco, do PSD, António Ramos Preto, do PS, Telmo Correia, do CDS, David Costa, do PCP, Pedro Filipe Soares, do BE, e José Luís Ferreira, do PEV, que foram indicados pelas respetivas bancadas para integrarem o grupo de trabalho, refere o comunicado da presidente da AR, Assunção Esteves.

A resolução 21/2015 da AR prevê “conceder honras de Panteão Nacional aos restos mortais de Eusébio da Silva Ferreira, homenageando o símbolo nacional, o homem solidário, o futebolista e o desportista excecional" e evoca "o seu estatuto de verdadeiro marco na divulgação e na globalização da imagem e da importância de Portugal no Mundo".

No dia da aprovação, por unanimidade, da resolução conjunta na Assembleia da República, a 20 de fevereiro, foi indicada a possibilidade de a cerimónia decorrer antes do mês de agosto.

Eusébio da Silva Ferreira, para muitos o melhor futebolista português de sempre, morreu na madrugada de 05 de janeiro de 2014, aos 71 anos, vítima de paragem cardiorrespiratória.

Também carinhosamente tratado por ‘King’, foi eleito o melhor jogador do mundo em 1965 e conquistou duas Botas de Ouro (1967/68 e 1972/73).

No Mundial de 1966, disputado em Inglaterra, na qual foi o melhor marcador, com nove golos, com a ‘seleção das quinas’ a classificar-se no terceiro lugar.

A poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen foi a última personalidade portuguesa a merecer honras de Panteão Nacional por proposta de PSD e PS que obteve unanimidade em fevereiro de 2014, tendo a cerimónia decorrido em julho.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?