loading

Champions: Jovem FC Porto 'caiu de pé' frente ao poderoso Bayern

Não foi fácil. Nos quartos-de-final da Champions League e frente ao poderoso Bayern Munique, o FC Porto já não representava apenas a sua cidade e as suas cores: representava Portugal. Como no Mundial-2014, a Alemanha levou a melhor, mas os azuis e brancos saíram de cabeça erguida e com excelentes indicações para o futuro.

Champions: Jovem FC Porto 'caiu de pé' frente ao poderoso Bayern

A primeira-mão, no Estádio do Dragão, foi uma noite de sonho que ficará para sempre guardada nos livros da História do FC Porto, aconteça o que acontecer daqui para a frente. Frente a uma equipa melhor a todos os níveis, Julen Lopetegui e os seus pupilos venceram por 3-1, numa partida onde Manuel Neuer deveria ter sido expulso logo nos minutos iniciais.

Sem nomes fundamentais como Schweinsteiger, Alaba, Ribéry e Robben, Guardiola foi surpreendido no Dragão e mostrou-se nervoso. Provocou a demissão da sua equipa médica, sugeriu que Jackson Martinez tivesse jogado infiltrado e não foi poupado pela imprensa local. Com os seus parcos recursos, o FC Porto conseguiu abanar uma estrutura construída em alicerces de aço e movida pelos motores da Baviera. Valeu o que valeu. Foi sobretudo momentâneo. Não valeu a passagem às meias-finais.

O jogo desta noite na Allianz Arena foi a consumação da enorme superioridade do Bayern Munique. Sem laterais - ainda por cima com Danilo amarelado nos últimos minutos da partida da primeira-mão -, Lopetegui teve que 'remendar-se' com Reyes e Martins Indi nas alas. Não correu bem. Guardiola foi inteligente e decidiu aproveitar as debilidades do adversário atacando as suas faixas mais defensivas. Deu-se bem, aos 40 minutos estava 5-0 e o FC Porto eliminado. Mais do que isso, mentalmente destruído. Em cacos.

No primeiro remate à baliza do gigante Neuer, já após a hora de jogo, Jackson Martinez marcou. Logo a seguir, o voluntarioso 'Cha Cha Cha' quase relançava a eliminatória, com um remate a roçar o poste bávaro. Não teve sorte e foi o 'canto do cisne' do FC Porto. Nada mais havia a fazer. Estava mais do que aceite a primeira derrota na prova milionária esta época, por 6-1: seis golos sofridos, o mesmo número de golos concedidos até este jogo.

Fabiano não esteve bem na baliza, nunca fez a diferença. Reyes não comprometeu mas também nada acrescentou e Ricardo entrou para dar mais projeção ofensiva ainda no primeiro tempo. Ivan Marcano esteve desastroso, ao contrário do que nos tem habituado esta época. Quaresma esteve longe dos seus melhores dias. Da equipa inicial, apenas Jackson Martinez manteve o seu nível competitivo, com muito esforço e a lutar visivelmente contra problemas físicos.

Foi um dia infeliz. Há uma semana foi um dia fantástico e o Bayern Munique sentiu as mesmas sensações de forma inversa, mas com a vantagem de ser o último a rir e seguir em frente. Diz quem o sabe que são nestes momentos que se fazem grandes equipas e, com a matéria-prima que tem à sua disposição, Lopetegui tem tudo para fazer igual ou melhor na próxima época.

No Euro-2000, com três golos de Sérgio Conceição, Portugal goleou a Alemanha (3-0). Os alemães foram eliminados na fase de grupos com apenas um ponto e viram este resultado como um decisivo momento de viragem, que culminou no Mundial-2014 com a conquista da competição. Pelo meio, vitórias europeias por equipas alemãs e um enorme crescimento da Bundesliga. Quem hoje nos goleou, também já fez de um desaire connosco uma alavanca para melhorar.

Este jovem FC Porto, a equipa mais jovem da Champions League, caiu. Caiu mas 'caiu de pé'. Nenhum português, nenhum adepto portista deverá cair no erro de se sentir envergonhado com este resultado menos positivo.

Endereço Eletrónico: [email protected]

Programa da jornada

Terça-feira, 14 de Abril de 2015
Atlético Madrid - Real Madrid, 0 - 0
Juventus - Monaco, 1 - 0

Quarta-feira, 15 de Abril de 2015
FC Porto - Bayern München, 3 - 1
PSG - Barcelona, 1 - 3

Terça-feira, 21 de Abril de 2015
Barcelona - PSG, 2 - 0
Bayern München - FC Porto, 6 - 1

Quarta-feira, 22 de Abril de 2015
Monaco - Juventus, 0 - 0
Real Madrid - Atlético Madrid, 1 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?