loading

Quatro em cinco adeptos não querem Blatter como presidente da FIFA

Um inquérito da Transparência Internacional concluiu que quatro em cada cinco adeptos de futebol não querem a reeleição de Joseph Blatter como presidente da FIFA, organismo que, segundo o mesmo estudo, não tem a confiança de 69,2 dos inquiridos.

Quatro em cinco adeptos não querem Blatter como presidente da FIFA

Na votação participaram mais de 35 mil pessoas, distribuídas por 30 países, tendo como principal objetivo avaliar os efeitos que os casos de corrupção e a suposta má governação do organismo que rege o futebol têm junto dos adeptos, que não terão qualquer influência nas eleições, já que apenas votam os representantes das 209 federações que compõem a FIFA.

As perguntas foram preparadas em conjunto pela Transparência Internacional, organização mundial contra a corrupção, e pela Futebol Addicts, responsável pela aplicação Forza Futebol, e o inquérito decorreu na semana passada, ainda antes da desistência do português Luís Figo e do holandês Michael van Praag da corrida à presidência do organismo.

O português era o candidato favorito dos adeptos na eleição de sexta-feira, recolhendo 59,1% das preferências, sendo que um quarto dos inquiridos não votaria em nenhuma das quatro candidaturas apresentadas.

O estudo revelou ainda que existiram diferenças assinaláveis nas respostas consoante a nacionalidade/região do inquirido. Depois da polémica atribuição do Mundial de 2022 ao Qatar, 60% dos inquiridos desta país manifestaram confiança na FIFA, enquanto no Chile 100% dos auscultados mostraram-se contra Blatter e 88% contra o organismo.

Relativamente ao Mundial de 2022, 39,1% dos ‘fãs’ atribuiriam o campeonato à Austrália, 37,8% aos Estados Unidos, 10,8% ao Japão e 10,1% à Coreia do Sul. Quanto ao Qatar, recolheu 2,2% das preferências.

Segundo Deborah Unger, da transparência Internacional, aos escândalos associados à FIFA têm ‘manchado’ a reputação do organismo, chegando a admitir que os adeptos que pagam para ver futebol “mereciam melhor”.

A mesma opinião tem Patrik Arnesson, cofundador do Futebol Addicts, destacando a importância destas ‘escutas’ para se ter a ideia do contraste entre a comunidade do futebol e a FIFA. Arnesson fala em “falhas democráticas na sociedade futebolística” que espera ver resolvidas pelo próximo presidente da FIFA.

As eleições para a presidência do organismo que rege o futebol mundial realizam-se na sexta-feira, no segundo de dois dias do congresso da FIFA, em Zurique, na Suíça, sendo que, com a desistência de português Luís Figo e do Holandês Michael van Praag, apenas duas candidaturas vão a votos: a do atual presidente Joseph Blatter e a do príncipe Ali bin Al Hussein, da Jordânia.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?