loading

Federação Palestiana retira pedido de suspensão de Israel da FIFA

O presidente da Federação Palestiniana de Futebol, Jibril Rajoub, retirou hoje o pedido para a suspensão da congénere de Israel da FIFA, durante o Congresso do organismo que tutela o futebol mundial.

Federação Palestiana retira pedido de suspensão de Israel da FIFA

“Decidi retirar o pedido para a suspensão [de Israel]”, disse Rajoub, durante o Congresso da FIFA, em Zurique.

A Palestina, membro da FIFA desde 1998, queria que o organismo suspendesse Israel devido às restrições ao movimento de futebolistas palestinianos.

A federação palestiniana requeria também que cinco clubes, localizados na zona ocupada na Cisjordânia, fossem impedidos de participar no campeonato israelita.

Apesar de ter retirado a petição, a federação palestiniana pediu que fosse criado um mecanismo que verifique que Israel não imponha obstáculos à circulação de futebolistas locais e que avalie a participação dos clubes dos territórios no campeonato israelita.

Das 209 associações nacionais presentes 168 votaram favoravelmente esta proposta, 18 votaram contra e as restantes abstiveram-se.

O ministro-adjunto dos Negócios Estrangeiros de Israel congratulou-se com a retirada do pedido de suspensão, considerando que se evitou uma “situação absurda”.

“O resultado das conversações na FIFA é positiva e saúdo o facto de não termos chegado a uma situação absurda, que era um Estado como Israel ser suspenso de um organismo cuja vocação é, antes de mais, o desporto”, disse Tzipi Hotovely.

Após a retirada da petição e a aprovação da criação do mecanismo de controlo os presidentes das federações de futebol da Palestina, Jibril Rajoub, e de Israel, Ofer Eini, cumprimentaram-se, com um aperto de mão, largamente aplaudido pelos delegados presentes na reunião magna.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?