loading

Ucrânia: Liga ucraniana de futebol recomeça a 15 de março

Os jogos da Liga ucraniana de futebol vão ser retomados a 15 de março, depois do adiamento provocado pelos distúrbios políticos no país, anunciou hoje o ministro do desporto e da juventude da Ucrânia.

Ucrânia: Liga ucraniana de futebol recomeça a 15 de março

O campeonato deveria ter recomeçado a 28 de fevereiro, depois de dois meses de pausa invernal, mas o seu reinício foi adiado devido à agitação política e social que provocou a queda do antigo presidente Viktor Ianukovich.

“Uma vez que todo o país espera pelo início dos jogos do campeonato de futebol, a competição tem de ser retomado tão breve quanto possível”, disse hoje o ministro do desporto e da juventude, Dmytro Bulatov, apontando a data de 15 de março.

Quando a liga for retomada, já deveriam ter sido disputadas duas jornadas, para as quais ainda não há nova data.

Os clubes Tavria Simferopol, que conta com os portugueses David Caiado e Nuno Pinto, e FC Sevastopol, ambos localizados na Crimeia, garantiram que pretendem continuar a disputar o campeonato ucraniano.

Além de Caiado e Pinto, também o internacional português Miguel Veloso, Sérginho e Bruno Gama jogam em clubes ucranianos, casos de Dínamo Kiev, Metalurh Zaporizhya e Dnipro.

A tensão entre a Ucrânia e a Rússia agravou-se na última semana, após o afastamento do ex-presidente Viktor Ianukovich e a presença de militares russos na Crimeia, península do sul do país onde está localizada a frota da Rússia do Mar Negro.

Na terça-feira, em conferência de imprensa, Vladimir Putin alegou que interveio na Crimeia a pedido de Ianukovich e anunciou que mantém o “direito de atuar” na Ucrânia, em último recurso, para defender cidadãos russos.

Já o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, anunciou um pacote de ajuda financeira à Ucrânia de 11 mil milhões de euros. Para quinta-feira está agendado um Conselho Europeu extraordinário para debater a situação.

A crise na Ucrânia começou em novembro com protestos contra a decisão de Ianukovich de recusar a assinatura de um acordo de associação com a UE e promover uma aproximação à Rússia.

Em fevereiro, após meses de manifestações e confrontos no centro de Kiev, Ianukovich foi afastado, tendo tomado posse um novo governo, pró-ocidental.

Em declarações posteriores, Ianukovich continua a apresentar-se como o Presidente legítimo da Ucrânia, posição que conta com o apoio da Rússia.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?