loading

Comentário: Quintero tinha as 'chaves' contra a desmotivação

A jogar contra alguma desmotivação própria e diante de adversário ousado, o FC Porto garantiu, ao vencer hoje o Rio Ave (3-0), o terceiro lugar na I Liga de futebol, a concluir a 28.ª jornada.

Comentário: Quintero tinha as 'chaves' contra a desmotivação

O colombiano Juan Fernando Quintero, que entrou na segunda parte, foi a "chave" que o FC Porto usou para abrir os "ferrolhos" da defesa vila-condense, com dois passes primorosos na origem dos dois primeiros golos, sendo que o primeiro resultou numa grande penalidade.

Jackson Martinez converteu o castigo máximo, assinando o seu 19.º golo no campeonato, o segundo tento foi marcado pelo médio mexicano Herrera e o terceiro pelo brasileiro Danilo, garantindo o terceiro lugar no campeonato, que dá acesso à pré-qualificação para a Liga dos Campeões.

O regresso de Maicon ao centro da defesa portista e a titularidade de Ricardo, no lugar de Quaresma (suspenso, tal como Fernando), foram as principais novidades no "onze" montado por Luís Castro, que não se sentou no banco por estar suspenso um jogo, aí substituído por António Folha.

Entre os vila-condenses, Ukra cedeu lugar a Ruben Ribeiro, por comparação com o jogo frente ao Sporting de Braga, tendo até sido um dos autores dos dois golos que colocaram a equipa na final da Taça de Portugal.

Com os portistas mais "senhores" da bola e o Rio Ave apostado no contragolpe, a primeira parte tanto teve períodos de alguma intensidade, como de "sonolência" no terreno.

O FC Porto, entre os seis e os oito minutos, dispôs de três oportunidades de golo: boa jogada de Varela na esquerda, que permitiu a Herrera disparar a rasar a barra, seguida por novo remate do mexicano, servido desde a direita por Ricardo, ao que Ederson se opôs com boa defesa para canto, ao qual acorreu Mangala para cabecear à figura do guarda-redes vila-condense.

Aos 18 minutos, foi a vez de Tarantini falhar, por pouco, o desvio para a baliza de Fabiano, após livre marcado na esquerda.

Pouco antes do intervalo, o contra-ataque forasteiro rendeu, em dois minutos, três cartões amarelos mostrados a portistas, que, assim, ficam excluídos da próxima jornada: Josué, Mangala e Alex Sandro (falham deslocação a Olhão).

E já com Gilhas no lugar de Varela, por opção técnica, e Vilas-Boas na vez de Lionn, que saiu lesionado, os reflexos dos dois guarda-redes foram testados por Ricardo e Rúben Ribeiro.

O jogo recomeçou com Quintero no lugar de Josué e dos pés do colombiano saiu a primeira boa jogada de perigo dos portistas, lançando Alex Sandro à linha de fundo, pela esquerda, que cruzou para a entrada de Jackson, mas o ponta de lança não conseguiu desviar com sucesso, já dentro da pequena área.

Aos 61 minutos, Marcelo impediu Jackson Martinez de rematar, dentro da área, após passe de bela execução de Quintero, e o próprio colombiano converteu com sucesso a grande penalidade.

Nuno Espírito Santo tentou remediar, trocando Braga por Ukra, mas Quintero, aos 71 minutos, voltou a descobrir espaço no coração da área vila-condense, onde Herrera parou a bola com o peito e tocou-a de cabeça para o segundo golo.

Já em período de descontos, Danilo marcou o terceiro golo, de livre direto frontal, com a "ajuda" de um defesa da barreira, em quem a bola bateu antes de entrar na baliza.

Programa da jornada

Quinta-feira, 17 de Abril de 2014
V. Guimarães - Arouca, 2 - 3

Sábado, 19 de Abril de 2014
Marítimo - Académica, 3 - 1
Paços Ferreira - Nacional, 0 - 5
Gil Vicente - Estoril, 0 - 0
Belenenses - Sporting, 0 - 1

Domingo, 20 de Abril de 2014
Benfica - Olhanense, 2 - 0

Segunda-feira, 21 de Abril de 2014
V. Setúbal - Sp. Braga, 1 - 1
FC Porto - Rio Ave, 3 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?