loading

Bloco de notas: A resistência da mística de Bielsa

Ontem, o Marselha somou a sua quarta derrota consecutiva. O clube francês caiu com estrondo em pleno Vélodrome, perdendo por 5-3 frente ao modesto Lorient. Este resultado coloca cada vez mais em xeque as esperanças marselhesas em vencer a Ligue 1. Para além disto, a permanência em lugar de acesso às competições europeias também está ameaçada. O Marselha ocupa provisoriamente a quarta posição do campeonato francês, mas pode ser ultrapassado pelo Saint-Étienne e igualado pelo Bordéus ainda esta jornada.

Bloco de notas: A resistência da mística de Bielsa

Este é um cenário completamente diferente do magnífico arranque de época protagonizado pela formação comandada por Marcelo Bielsa, ‘El Loco’. Nas dez primeiras jornadas, o Marselha conquistou oito vitórias, quase metade das 17 que tem após 34 rondas. Mas se esses números impressionaram, o que mais marcou o arranque marselhês foi o 'efeito-Bielsa'. Isto porque o técnico argentino não deixa ninguém indiferente, porque é um treinador com uma marca irrepetível.

Metodologicamente, Bielsa parece sempre surpreender por onde passa, fazendo fé nos relatos de quem acompanha o seu trabalho. Para além disto, todas as suas equipas procuram jogar um futebol francamente apelativo. Assim sendo, pode-se falar de um ‘jogar-Bielsa’.

Já comunicacionalmente é um treinador desconcertante: mesmo não gostando do contacto com a imprensa, consegue marcar a agenda mediática e é autor de grandes títulos de jornal. Um exemplo disto foi a inusitada sinceridade com que Bielsa criticou a estrutura do clube e a sua política de contratações, em setembro: «Nenhum dos jogadores que veio para o Marselha foi iniciativa minha», disse em conferência de imprensa, para desespero da assessora.

VISITE O BLOGUE MARCAS DO FUTEBOL

Marcelo Bielsa tem ainda uma outra série de pormenores que reforçam a sua imagem, como o facto de beber café, em pleno jogo, sentado numa arca térmica. Esta figura ímpar levou o clube a centrar boa parte da sua comunicação na figura do treinador. São muitos e bons os vídeos que o Marselha tem partilhado e quase todos eles estão centrados na figura de um argentino de quase 60 anos que nem sequer fala francês. Isto diz muito sobre o impacto que Bielsa causa.

Bielsa é uma marca genuína. Tudo o que faz surge com naturalidade e esta qualidade é percepcionada por quem assiste. E só assim se explica que se trate de um treinador visto permanentemente com outros ‘óculos’. Ou seja, numa profissão que vive sempre sob o peso dos resultados, Bielsa é avaliado por outras grelhas. Sendo um treinador reputado, não apresenta um palmarés recheado de troféus. Isto porque as suas conquistas são outras: são do domínio da reputação e da percepção. Bielsa é um símbolo, encarna um ideal e tem uma mística resistente.

Naturalmente, uma marca com estas características tem as suas vantagens e desvantagens, com ambas a materializarem-se em contextos específicos. A marca do treinador e do clube devem propor, esperar e prometer coisas compatíveis, caso contrário não há entendimento possível. Só o tempo dirá se o Marselha, um clube instável e com públicos instáveis, adopta o caminho Bielsa ou procura outro tipo de soluções.

Este texto é resultado da colaboração semanal entre o Futebol 365 e o blogue marcasdofutebol.wordpress.com. Esta parceria procura analisar o desporto-rei a partir de um ângulo diferente: a comunicação.

Programa da jornada

Sexta-feira, 24 de Abril de 2015
Marseille - Lorient, 3 - 5

Sábado, 25 de Abril de 2015
PSG - Lille, 6 - 1
Caen - Guingamp, 0 - 2
Bordeaux - Metz, 1 - 1
Evian TG - Bastia, 1 - 2
Rennes - Nice, 2 - 1
Toulouse - Nantes, 1 - 1

Domingo, 26 de Abril de 2015
Saint-Étienne - Montpellier, 1 - 0
Lens - Monaco, 0 - 3
Stade Reims - Lyon, 2 - 4

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?