loading

Bloco de Notas: A importância de comunicar uma ideia de jogo

Posse de bola e jogo ofensivo puro ou contenção defensiva e ganhar os jogos pela certa? Quem está atento ao mundo do futebol percebe que esta é uma discussão que já é velha. O que é mais válido? Posse ou contenção? As opiniões dividem-se e há declarações para todos os gostos. Mas, afinal, é ou não é importante comunicar e explicar uma ideia de jogo?

Bloco de Notas: A importância de comunicar uma ideia de jogo

A resposta é obviamente: sim! Não é de hoje, mas o tema voltou, mais uma vez, à agenda mediática. Para isso muito contribuíram os adeptos do Arsenal que classificaram de «aborrecido» – na versão original «boring»- o futebol jogado pelo Chelsea depois dos 'blues' terem defrontado a equipa de Arsène Wenger e o jogo ter terminado empatado a zero golos.

Mourinho não se fez rogado e veio logo dizer que «aborrecido é ficar 10 anos sem ganhar um título».

O treinador do Chelsea sentiu ainda a necessidade de explicar o seu conceito de futebol: «Pergunto-me se, no futuro, quando for avô e estiver em casa com os meus netos, o futebol se vai resumir a um belo relvado sem golos. E que nesse relvado a equipa com mais posse de bola vença o jogo. Porque ouço muita gente dizer 'sim, a minha equipa joga muito bem, tem muita posse de bola…' Parece que os golos já não contam».

Independentemente de se gostar ou não do 'estilo Mourinho', o que interessa aqui é perceber como se comunica uma ideia de jogo e qual a mensagem que se pretende passar para o exterior. Basta estar, por exemplo, atento à entrevista de Fernando Valente ao nosso blogue para perceber que os treinadores têm sempre muito para dizer e fazem questão de explicar as suas ideias.

VISITE O BLOGUE MARCAS DO FUTEBOL

Aqui, não interessa saber se o 'estilo Mourinho' é melhor do que o 'modo Guardiola'. Importante é perceber que existe uma ideia de jogo. Cada treinador tem as suas preferências: uns gostam mais de ter posse de bola e outros não se importam de abdicar da mesma, reorganizando-se para depois poderem sair para o ataque. É legítimo. Até porque nem todos os clubes têm as mesmas armas.

É, contudo, importante que essa ideia passe para o exterior. Que os adeptos estejam informados sobre o que o treinador quer para a equipa. Infelizmente, nem sempre isso acontece. Na maior parte das vezes, ninguém sabe ao certo como a equipa joga, são feitas inúmeras análises e para todos os gostos. Deveriam ser os próprios treinadores a explicar o porquê das coisas. Para tal, também tem de lhes ser dada essa oportunidade. A comunicação social tem aí um papel importante mas, infelizmente, vemos que nas conferências de imprensa muitas das perguntas se centram mais em polémicas do que no próprio jogo, aquilo que deveria ser o sumo da modalidade.

Qualquer profissional, seja na área que for, tem sempre muito a dizer sobre o seu trabalho. Porque faz as coisas de determinada maneira? Como lida com determinada situação? Que importância dá ao ambiente que o envolve? Como comunica as suas ideias? Muitas mais perguntas poderiam ser feitas. A vida de um treinador também se faz de comunicação, de trocas de experiências. Muitos têm, de facto, bastante para dizer.

Em vez de catalogarmos deveríamos tentar perceber o que cada um quer para as suas equipas. Se calhar ficaríamos surpreendidos com algumas respostas!

Este texto é resultado da colaboração semanal entre o Futebol 365 e o blogue marcasdofutebol.wordpress.com. Esta parceria procura analisar o desporto-rei a partir de um ângulo diferente: a comunicação.

Programa da jornada

Sábado, 25 de Abril de 2015
Southampton - Tottenham, 2 - 2
Crystal Palace - Hull City, 0 - 2
Stoke City - Sunderland, 1 - 1
QPR - West Ham, 0 - 0
Newcastle - Swansea City, 2 - 3
WBA - Liverpool, 0 - 0
Burnley - Leicester, 0 - 1
Man City - Aston Villa, 3 - 2

Domingo, 26 de Abril de 2015
Everton - Man Utd, 3 - 0
Arsenal - Chelsea, 0 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?