loading

Bloco de notas: Um Belenenses fiel a um projeto

A última quinta-feira marcou o arranque da competição para duas equipas de futebol portuguesas. Vitória de Guimarães e Belenenses começaram a lutar por um lugar na fase de grupos da Liga Europa, com os lisboetas a conseguirem um melhor resultado que os vimaranenses. Para além da vitória, o Belenenses também se destacou por ter apresentado uma ficha de jogo com apenas jogadores nacionais.

Bloco de notas: Um Belenenses fiel a um projeto

Todos os futebolistas, fossem eles titulares ou suplentes, que derrotaram por 2-1 o IFK Gotemburgo, em pleno Estádio do Restelo, tinham nacionalidade portuguesa. Este é um exemplo cada vez mais raro no futebol mundial, algo que esperaríamos ver apenas em formações como o Athletic Bilbau. Mas aconteceu por cá e traduziu radicalmente uma ideia muitas vezes defendida pelos responsáveis da SAD do Belenenses: o projeto assenta em jogadores preferencialmente portugueses, se possível jovens e recrutados em escalões inferiores.

Na apresentação de Ricardo Sá Pinto enquanto novo treinador da formação da Cruz de Cristo, o presidente da SAD belenense reafirmou o projeto .

«Vamos ser fiéis à nossa identidade, de recrutamento de talentos em escalões inferiores e jogadores portugueses», assinalou Rui Pedro Soares. De facto, já há alguns anos que isto vem sendo cumprido. Mesmo não negando lugar a atletas estrangeiros, o plantel do Belenenses é desde pelo menos 2012-2013 constituído por uma muito significativa maioria de futebolistas naturais de Portugal.

VISITE O BLOGUE MARCAS DO FUTEBOL

Mais importante do que louvar ou criticar esta opção, importa reconhecer uma raridade: há um clube em Portugal que tem tido a preocupação de comunicar um projeto e tem-no traduzido em atos, consubstanciando-o. Há uma imagem a ganhar forma às custas do cumprimento de objetivos partilhados publicamente. O facto de os resultados desportivos estarem a aparecer torna tudo muito mais fácil, naturalmente. Mas tudo isto é tão incomum que merece, pelo menos, o reconhecimento pela sua existência.

O exemplo do Belenenses é o mínimo que qualquer outra organização devia fazer: pensar no que se quer ser e cumprir. Para os pequenos clubes, a definição de uma identidade (ou, pelo menos, de uma ideia de futuro ou projeto) seria absolutamente fundamental para o seu crescimento. Seria seguramente por aí que começaria a identificação entre marca e públicos, possibilitando um futebol menos polarizado e, acredito, mais saudável. Antes, ser o clube da terra chegava. Porque ‘a terra’ tinha outro significado. Atualmente, a simples proximidade física não chega. É preciso encontrar outras proximidades que garantam identificação.

Curiosamente, o projeto do Belenenses está a ganhar forma numa organização onde SAD e clube nem sempre se entendem. Onde o líder da SAD já teve várias intervenções públicas a roçar o desastre, sobretudo na gestão do sucesso, dos objetivos e da relação com treinadores, nomeadamente com Lito Vidigal. Apesar de todo este ruído, algo foi surgindo. E isto é de louvar.

PS: Pedro Proença é o novo presidente da Liga de Clubes. A sua candidatura surgiu já muito perto do ato eleitoral e, também por isso, não foi possível perceber a existência de grandes ideias para o futebol português. Apesar deste mal partilhado pelas duas candidaturas que estiveram em contenda, Proença chegou a eleger a centralização dos direitos televisivos como prioridade e fez a apologia do futebol enquanto indústria que precisa de ser gerida como tal, sem esquecer a paixão pelo jogo.

Nada contra, tudo a favor. Ambas são verdades de ‘la Palice’. Contudo, nada foi dito sobre outros aspetos fundamentais: por exemplo, como levar gente aos estádios? Qualquer conversa sobre a sustentabilidade do modelo de negócio dos clubes portugueses não pode ignorar esta questão. Ficar à espera de um milagre que inverta as bancadas vazias é um mal que já dura há muito.

Este texto é resultado da colaboração semanal entre o Futebol 365 e o blogue marcasdofutebol.wordpress.com. Esta parceria procura analisar o desporto-rei a partir de um ângulo diferente: a comunicação.

Programa da jornada

Quarta-feira, 29 de Julho de 2015
Jablonec - Kobenhavn, 0 - 1

Quinta-feira, 30 de Julho de 2015
FK Kairat - Aberdeen, 2 - 1
Elfsborg - Odds BK, 2 - 1
Apollon Limassol - Gabala FK, 1 - 1
Liberec - Ironi Kiriat, 2 - 1
PAOK - Trnava, 1 - 0
Sturm Graz - Rubin, 2 - 3
Altach - V. Guimarães, 2 - 1
FK Krasnodar - Slovan Bratislava, 2 - 0
AIK - Atromitos, 1 - 3
AZ - Basaksehir, 2 - 0
Zilina - Vorskla, 2 - 0
Zurich - Dinamo Minsk, 0 - 1
Thun - FC Vaduz, 0 - 0
Târgu Mures - Saint-Étienne, 0 - 3
Brondby - Omonia Nikosia, 0 - 0
Debrecen - Rosenborg, 2 - 3
Rabotnicki - Trabzonspor, 1 - 0
KF Kukësi - Legia Warszawa, SUSP
Standard - Zeljeznicar, 2 - 1
Charleroi - Zorya, 0 - 2
Bordeaux - AEK Larnaca, 3 - 0
Athletic Bilbao - Shamakhi FK, 2 - 0
West Ham - Astra Giurgiu, 2 - 2
Belenenses - Goteborg, 2 - 1
Sampdoria - Vojvodina, 0 - 4
Hajduk Split - Stromsgodset, 2 - 0
Wolfsberger AC - Dortmund, 0 - 1
Southampton - Vitesse, 3 - 0

Quinta-feira, 6 de Agosto de 2015
Omonia Nikosia - Brondby, 2 - 2
Gabala FK - Apollon Limassol, 1 - 0
Shamakhi FK - Athletic Bilbao, 0 - 0
Rubin - Sturm Graz, 1 - 1
Basaksehir - AZ, 1 - 2
Odds BK - Elfsborg, 2 - 0
Rosenborg - Debrecen, 3 - 1
Goteborg - Belenenses, 0 - 0
Trabzonspor - Rabotnicki, 1 - 1 a.p
Vorskla - Zilina, 3 - 1 a.p
Stromsgodset - Hajduk Split, 0 - 2
Ironi Kiriat - Liberec, 0 - 3
Dinamo Minsk - Zurich, 1 - 1 a.p
FC Vaduz - Thun, 2 - 2
AEK Larnaca - Bordeaux, 0 - 1
Kobenhavn - Jablonec, 2 - 3
Zorya - Charleroi, 3 - 0
Zeljeznicar - Standard, 0 - 1
Astra Giurgiu - West Ham, 2 - 1
Saint-Étienne - Târgu Mures, 1 - 2
Vitesse - Southampton, 0 - 2
Atromitos - AIK, 1 - 0
Trnava - PAOK, 1 - 1
Slovan Bratislava - FK Krasnodar, 3 - 3
Dortmund - Wolfsberger AC, 5 - 0
Aberdeen - FK Kairat, 1 - 1
Vojvodina - Sampdoria, 0 - 2
Legia Warszawa - KF Kukësi, 1 - 0
V. Guimarães - Altach, 1 - 4

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?