loading

FIFA: Camaronês pode ser presidente interino, se Blatter sair já

O camaronês Issa Hayatou, enquanto vice-presidente mais antigo, seria chamado a dirigir interinamente a FIFA, caso Joseph Blatter não continue como presidente até às eleições do próximo ano.

FIFA: Camaronês pode ser presidente interino, se Blatter sair já

Hayatou, de 69 anos, preside à Confederação Africana de Futebol (CAF) desde 1988 e foi um dos principais responsáveis por África ter organizado o Mundial em 2010 (África do Sul).

Como elemento mais velho no cargo, tem o estatuto de 'vice-presidente sénior', aquele que tem a obrigação de ocupar a cadeira principal, qualquer que seja o motivo que impeça que seja assegurada pelo presidente.

O dirigente camaronês, que preside também à comissão de Finanças da FIFA, tem no currículo a passagem pela Federação de Futebol dos Camarões (Fecafoot), nos anos 80, acedendo à CAF em 1988 e ao comité executivo da FIFA em 1990.

Em 2002 foi candidato à presidência e foi facilmente derrotado por Blatter, após o que os dois passaram a ser firmes aliados na direção da FIFA. O voto dos 54 membros da CAF, a mais numerosa, tem sido desde então importantes para o domínio de Blatter.

Hayatou também não tem passado ao lado de escândalos e em dezembro de 2011 o Comité Olímpico Internacional sancionou-o com uma repreensão pelo caso de 'luvas' no caso ISL, parceiro comercial da FIFA na década de 90. Em junho passado admitiu também um pagamento à CAF por parte do Qatar, para apresentação da candidatura ao Mundial de 2022.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?