loading

Fernando Santos: «Agora o objetivo é ser campeão europeu»

Declarações de Fernando Santos, treinador de Portugal, após o jogo do grupo I de qualificação para o Europeu de 2016, hoje disputado em Braga e que a equipa lusa venceu (1-0).

Fernando Santos: «Agora o objetivo é ser campeão europeu»

"O mérito deste feito e deste percurso imaculado, seis vitórias em seis jogos, deve-se essencialmente aos jogadores, aos que hoje atuaram, mas também a todos os que estiveram num passado recente e hoje não estiveram por lesão, mas fazem parte deste grupo de trabalho.

Conseguimos estar apurados antes do último jogo o que é muito importante e relevante e isso deve-se ao espírito que considero fundamental, criar uma equipa, o que nem sempre é fácil numa seleção pelo pouco tempo que estamos juntos. Temos um balneário fortíssimo, todos estão de corpo e alma, todos querem estar cá.

Já estava pensado há algum tempo que se vencêssemos hoje, que no próximo jogo [Sérvia, que é importante e queremos vencer], haveria mudanças, até porque reconhecemos que, neste momento da época, seria um pouco cansativo para alguns atletas e quero ver e trabalhar com outros jogadores, pelo que vão sair da convocatória o Cristiano Ronaldo, o Tiago e o Ricardo Carvalho e vou chamar dois jogadores que depois revelaremos.

(Que importância jogar em França o Europeu?) Há um grande simbolismo, sentimos isso no jogos que fizemos contra a França, o primeiro jogo que fiz, o peso de jogar lá, onde jogamos praticamente em casa. Vamos ter uma pressão ligeiramente maior, mas isso é bom, é positivo ter o público a exigir mais.

Tínhamos um objetivo que era ficar em primeiro no grupo, agora temos outro [ser campeão europeu], pode ser difícil e alguns chamam-me maluco por isso [mas acredito nisso]".

Claro que também tenho algum mérito em conseguir um grupo tão solidário e capaz, não sou tão humilde ao ponto de dizer que o mérito é todo deles.

É de tal maneira especial [o apuramento] que deu-me para o contrário, fiquei tenso.

(Poucos golos marcados) Quero é ganhar sempre, prefiro ganhar por três ou quatro, mas quero é ganhar, se depois puder ser com espetáculo melhor. A equipa consegue criar oportunidades, mas depois há algum défice na finalização.

(Até que ponto foi importante a chamada de jogadores como Ricardo Carvalho ou Tiago?) Foi importante porque esse tipo de jogadores permite ancorar os jovens que chegam. É muito importante ter uma base sólida para os poder ancorar, acredito que esse é que é o caminho certo.

Esta equipa joga para ganhar e hoje voltou a fazê-lo, mostrou claramente que queria ganhar, não jogou à espera, assumiu o jogo na primeira parte, empurrou o adversário, pressionou alto, criou muitas dificuldades à Dinamarca. No início da segunda parte, tivemos cinco, dez minutos menos bons, baixámos as linhas, o que nos podia criar dificuldades, mas depois fomos outra vez à procura do golo e soubemos sofrer, o que as grandes equipas têm que saber fazer.

Não posso deixar de agradecer ao presidente [Fernando Gomes] e à FPF porque eu não era uma aposta fácil naquele momento [em que estava suspenso pela FIFA]l. Dedico-lhe a vitória e à minha família."

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?