loading

Bloco de Notas: Um Liverpool revitalizado com o 'efeito-Klopp'

Jürgen Klopp chegou a Liverpool e centrou as atenções do mundo do futebol em si. Os 'reds' há muito que não conseguiam uma contratação tão mediática como o treinador alemão e o 'efeito-Klopp' promete ser muito positivo para a marca do Liverpool. Uma coisa é certa: a formação de Anfield Road voltou a estar nas manchetes desportivas por um bom motivo, deixando os maus resultados para segundo plano. Pelo menos no imediato.

Bloco de Notas: Um Liverpool revitalizado com o 'efeito-Klopp'

O antigo treinador do Borussia Dortmund é uma marca extraordinária. À competência amplamente reconhecida junta uma muito particular forma de agir, algo que o torna único e irrepetível. Klopp representa uma forma de estar. E isto diferencia as melhores marcas entre os treinadores. Quem não se lembra da fotografia do então técnico da formação germânica a abandonar o Westfalenstadion, sozinho e a pé, depois da eliminação da Liga dos Campeões às mãos da Juventus? Que outro treinador seria capaz de protagonizar tal imagem?

A meu ver, Jürgen Klopp é um dos quatro treinadores com marcas mais perfeitamente definidas: para além do novo responsável técnico do Liverpool, só José Mourinho, Pep Guardiola e Diego Simeone juntam o domínio da técnica e a competência para a operacionalizar com uma capacidade de seduzir e de representar algo mais, algo que os torna em verdadeiros símbolos partilháveis. Marcelo Bielsa é quem mais se aproxima deste grupo, não o integrando por ser menos amplamente reconhecido.

E em que consiste o 'efeito-Klopp'? Desde logo, energia e irreverência, que são dois dos traços fundamentais da marca do alemão. Aliás, em entrevista aos meios do clube que agora representa, quando questionado sobre o estilo de jogo que se pode esperar da sua passagem por Anfield Road, a resposta foi um tremendo reforço da sua marca. «Selvagem», foi a resposta de Klopp, à qual fez suceder uma sonora gargalhada.

VISITE O BLOGUE MARCAS DO FUTEBOL

O Liverpool pode beneficiar grandemente deste estilo, desta contaminação que a associação a uma marca forte sempre traz. Atualmente, os 'reds' vivem da capacidade de atração que a sua reputação ainda possibilita. Mas a sua reputação vive hoje de vitórias há muito conquistadas e dos sempre presentes adeptos que criam um espetáculo extraordinário em Anfield.

Isto não chega para a perpetuação de uma marca forte com reputação a condizer. Precisa de um estímulo. E, no futebol, esse estímulo só pode ser a perceção da proximidade de vitórias. Jürgen Klopp transporta essa promessa, algo que Brendan Rodgers nunca conseguiu personificar.

Como sempre acontece, a concretização das promessas de qualquer marca é uma parte importante para a sua consubstanciação. Assim sendo, Klopp vai precisar de apresentar um futebol «selvagem», como referiu. E vai precisar de mostrar que está perto de vencer e que as vitórias chegarão com o seu estilo. Se isto vai acontecer, só o tempo o dirá. Para já, a sua simples chegada é já um bom sinal para a revitalização do Liverpool.

Este texto é resultado da colaboração semanal entre o Futebol 365 e o blogue marcasdofutebol.wordpress.com. Esta parceria procura analisar o desporto-rei a partir de um ângulo diferente: a comunicação.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?