loading

FIFA diz que decisão do TAS «ratifica procedimentos do Comité de Ética»

A FIFA considera que a decisão de hoje do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) de rejeitar o recurso de Michel Platini “ratifica os procedimentos do Comité de Ética”, cuja câmara de resolução deverá tomar uma decisão ainda em dezembro.

FIFA diz que decisão do TAS «ratifica procedimentos do Comité de Ética»

Hoje, em Lausana, o TAS rejeitou o recurso apresentado por Michel Platini da suspensão de 90 dias que lhe foi imposta pelo Comité de Ética da FIFA.

“Os procedimentos estão em curso na câmara de resolução do Comité de Ética, o qual, depois de analisar o relatório, decidiu instruir um processo formal contra Michel Platini, a 23 de novembro de 2015”, refere hoje a FIFA em comunicado.

No texto, a FIFA insiste que a decisão de hoje do TAS “ratifica os procedimentos”.

Tanto Platini, como Joseph Blatter, presidente demissionário da FIFA e também suspenso por 90 dias, deverão comparecer na próxima semana perante o Comité de Ética, antes de este órgão se pronunciar definitivamente sobre os dois casos.

“Como o Comité de Ética da FIFA indicou que pretende tomar uma decisão antes do final do ano, deixemos então que termine o seu trabalho e aguardemos pelo desfecho do processo”, afirmou hoje o secretário-geral do Tribunal Arbitral do Desporto, Matthieu Reeb, citado pela AFP.

O mesmo responsável esclareceu que o TAS determinou que “a FIFA não pode estender a suspensão provisória de Michel Platini para lá de 05 de janeiro”, rejeitando a possibilidade que restava em aberto de serem aplicados mais 45 dias.

A 08 de outubro, Michel Platini foi suspenso por 90 dias pelo Comité de Ética da FIFA, que o investiga pelo recebimento de 1,8 milhões de euros em 2011 de Joseph Blatter para pagar um trabalho de aconselhamento realizado em 2002.

Platini recorreu da suspensão, que o afastou da presidência da UEFA e mantém suspenso o processo de candidatura às eleições para a presidência da FIFA, marcadas para 26 de janeiro.

“Mesmo que a suspensão fosse levantada, essa medida não garantia a Michel Platini que a Comissão ‘ad hoc’ da FIFA validasse a sua candidatura presidencial antes de 05 de janeiro de 2016”, refere o comunicado distribuído pelo TAS.

No imediato, esta decisão do TAS impede que Platini presida no sábado à cerimónia do sorteio para a fase final do Europeu de 2016, como era o desejo do presidente da UEFA.

Além de Michel Platini, o Comité de Ética suspendeu, também a 08 de outubro, por implicação no escândalo de corrupção que atinge a instituição, Joseph Blatter e o secretário-geral da FIFA, o francês Jérôme Valcke.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?