loading

Benfica-FC Porto: Layún, o inesperado 'rei' das assistências

O mexicano Miguel Layún chegou no último dia mercado de verão, para fazer face à saída do brasileiro Alex Sandro, e, à 21.ª jornada da I Liga de futebol, é o inesperado ‘rei’ das assistências.

Benfica-FC Porto: Layún, o inesperado 'rei' das assistências

Em 18 encontros – estreou-se apenas à quarta ronda, em Arouca -, Layún fez 12 passes para golo, cotando-se, indiscutivelmente, como a grande figura dos ‘dragões’, um dos poucos, aliás, com ‘nota’ acima da média.

O jogador emprestado pelo Watford, que é defesa direito de raiz, mas joga nos ‘dragões’ pela esquerda, é o marcador de quase tudo o que é bola parada, seja do lado direito ou do esquerdo.

A maioria das assistências feitas pelo jogador mexicano aconteceu, precisamente, na sequência de lances de bola parada: sete após cantos (cinco na esquerda) e dois na sequência de livres, um de cada lado.

No que respeita a jogadas de bola corrida, o ‘21’ efetuou três passes que resultaram em golo, o primeiro face ao Vitória de Setúbal (2-0), num jogo em que também marcou, com um remate de fora da área, de pé direito.

As outras assistências em ‘movimento’ aconteceram frente ao Boavista, na goleada por 5-0 no Bessa, a fechar a primeira volta, e ao Estoril-Praia (3-1), à 20.ª ronda, sendo que o destinatário foi, invariavelmente, o camaronês Aboubakar.

Layún falhou as três primeiras rondas e não fez qualquer passe para golo até à sexta, estreando-se apenas à sétima, quando ofereceu o 4-0 face ao Belenenses, num canto marcado da esquerda para o remate vitorioso de Marcano.

O mexicano tomou-lhe o gosto e foi colecionando, regulamente, assistências, sendo que já ‘bisou’ quatro vezes: no 4-0 no reduto do União da Madeira, no 3-1 à Académica, no 5-0 na casa dos ‘axadrezados’ e no 3-1 no Estoril.

Mesmo na última ronda, no ‘naufrágio’ caseiro face ao Arouca (1-2), foi Layún - que jogou na direita, na ausência do castigado Maxi Pereira – a fazer o passe para o golo portista, um canto na esquerda para Aboubakar faturar.

Sexta-feira, face ao Benfica, o mexicano vai, com toda a certeza, voltar à esquerda, face ao regresso de Maxi Pereira, que jogará na Luz pela primeira vez desde que, no verão, trocou os ‘encarnados’, que representou oito anos, pelos ‘dragões’.

Programa da jornada

Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2016
Benfica - FC Porto, 1 - 2

Sábado, 13 de Fevereiro de 2016
Moreirense - Belenenses, 2 - 3
Nacional - Sporting, 0 - 4
V. Guimarães - V. Setúbal, 2 - 2

Domingo, 14 de Fevereiro de 2016
Estoril - Tondela, 2 - 1
Arouca - U. Madeira, 3 - 0
Boavista - Académica, 0 - 0
Marítimo - Sp. Braga, 1 - 3

Segunda-feira, 15 de Fevereiro de 2016
Rio Ave - Paços Ferreira, 1 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?