Aproxima-se o momento das grandes decisões no futebol português. Benfica e Sporting estão taco a taco na luta pelo título e tanto dentro como fora das quatro linhas todas as estratégias são boas para ganharem algum tipo de vantagem. Afinal este é o ano em que Jorge Jesus trocou a Luz por Alvalade e, por capricho do destino, Benfica e Sporting são os únicos com reais possibilidades de serem campeões. Este final de temporada promete ser escaldante!
Em abono da verdade não acredito que haja uma estratégia comunicativa definida por parte de Benfica e Sporting para o que resta do campeonato. Seria bom que ela existisse e fosse estruturada, mas, infelizmente, penso que muito daquilo que é feito em Portugal no que toca à comunicação dos clubes é sobretudo fruto do improviso. É uma pena, já que o aspeto comunicacional é cada vez mais essencial num mundo globalizado e com um acesso instantâneo a conteúdos informativos.
No entanto, analisando a comunicação dos dois clubes chegamos a algumas conclusões. No Sporting, a comunicação foi sendo feita de forma diária e provocatória. Os traços de personalidade do presidente leonino ajudam a entender esse registo. Bruno de Carvalho esteve sempre muito presente na comunicação social e nas redes sociais e 70% a 80% das suas mensagens tinham como propósito atacar e provocar o seu principal rival: o Benfica.
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O que se verifica, nesta fase da temporada, é uma maior contenção por parte do presidente dos leões. Bruno de Carvalho já não comunica com a mesma intensidade e regularidade. Esse papel tem sido dado a Jorge Jesus que não se tem feito rogado e tem aproveitado para retomar as suas provocações do início da época ao Benfica – uma frase recente: «Há outros que têm ganho jogos com sorte» – bem como em pressionar os árbitros.
Já tinha escrito, neste espaço, que a incisiva comunicação de Bruno de Carvalho estava a prejudicar o Sporting. Desde que os leões perderam o primeiro lugar do campeonato que se tem vindo a notar uma certa moderação; não deixa, contudo, de ser uma boa estratégia já que tudo aquilo que é comunicado para o exterior tem reflexo a nível interno, principalmente nos jogadores. Se alguém deve comunicar algo, essa pessoa deve sempre ser o treinador.
Já do lado do Benfica a estratégia tem sido quase sempre a mesma: o silêncio. Poucas vezes vemos Luís Filipe Vieira falar ou reagir às provocações dos rivais. Esse papel tem sido desempenhado por João Gabriel.
O presidente das águias já tem experiência suficiente para saber que muito se joga nesta fase da temporada e que qualquer comentário pode vir a ser prejudicial para os objetivos da equipa. Todos se lembram do ano em que o Benfica esteve na corrida para vencer campeonato, Taça de Portugal e Liga Europa e tudo perdeu, por sinal sob a orientação de Jorge Jesus. O presidente encarnado tem a perfeita noção de que a maior força do Benfica é, tantas vezes, também, a sua maior fraqueza, ou seja, a elevada pressão que a ‘nação benfiquista’ coloca na equipa tanto pode ajudar como prejudicar. É por isso natural que, pelos lados da Luz, se queira trabalhar mais do que falar. Uma orientação que se tem vindo a notar desde o início da temporada e tem dado os seus frutos. Afinal, quem vai na frente do campeonato é o Benfica.
Contudo, penso que as próximas semanas serão intensas no que toca à comunicação dos dois clubes. O final do campeonato aproxima-se e a margem de erro de águias e leões é mínima. É bem provável que aumente a pressão sob os árbitros - Jorge Jesus já começou, basta ler a edição do último sábado do jornal ‘Record’ - e o regresso da tensão entre Jesus e Vitória pode também voltar a sentir-se.
A luta desportiva entre Benfica e Sporting está no seu auge e vale um campeonato. Ganhar dentro das quatro linhas pode não ser suficiente e os gabinetes de comunicação podem ajudar a vencer este desafio. Resta-nos esperar para ver o que se vai passar nas próximas semanas e desejar que tudo seja feito dentro do maior respeito profissional. Para agir com o coração já bastam os adeptos!
Este texto é resultado da colaboração semanal entre o Futebol 365 e o blogue marcasdofutebol.wordpress.com. Esta parceria procura analisar o desporto-rei a partir de um ângulo diferente: a comunicação.