loading

Liga/Balanço: Nacional longe dos objetivos traçados, mas 'rei' da Madeira

O Nacional não cumpriu o seu propósito para a I Liga portuguesa de futebol 2015/16, ao falhar o acesso a uma competição europeia, salvando-se o título de ‘rei’ da Madeira.

Liga/Balanço: Nacional longe dos objetivos traçados, mas 'rei' da Madeira

A formação da Choupana tornou-se um dos crónicos candidatos à Europa, devido ao seu historial mais recente, razão pela qual o balanço que pode ser feito é dos menos conseguidos nos últimos anos.

A equipa da Choupana fez uma das suas piores campanhas desde que se encontra na I Liga, com o técnico Manuel Machado ao ‘leme', ao classificar-se na 11.ª posição, com 38 pontos, depois de garantida, em tempo oportuno, a manutenção, que era objetivo mínimo.

Para os ‘alvinegros’, fica o consolo de ter sido o melhor classificado no ‘campeonato regional' entre as três equipas madeirenses presentes na liga principal, deixando para trás o grande rival Marítimo (13.º colocado) e o União da Madeira (17.º), que acabou despromovido à II Liga.

O Nacional fez uma época pouco conseguida, sobretudo ao longo da primeira volta, melhorando o seu rendimento em janeiro, depois de feitas algumas contratações, mas sem atingir os patamares mínimos exigidos pelo clube.

O setor defensivo dos insulares acabou sendo a grande pecha da equipa (56 golos sofridos), mas a isso há ainda que juntar a ineficácia ofensiva (40 golos marcados), bem presente em alguns jogos realizados no Estádio da Madeira.

Nem mesmo a chegada do internacional argelino Hichem Belkeroui, no mercado de inverno, em janeiro, conseguiu estabilizar o setor recuado, que se mostrou sempre muito fragilizado e com poucas soluções, sobretudo no eixo defensivo.

O melhor período do Nacional teve lugar entre a 24.ª e a 27.ª jornadas, altura em que a equipa conseguiu quatro vitórias consecutivas, alimentando então o sonho europeu.

Paços de Ferreira (3-0), Boavista (1-0), Rio Ave (1-0) e Vitória de Guimarães (3-2) foram as ‘vítimas' desse ciclo vitorioso, interrompido nos Barreiros, na 28.ª ronda, pelo rival Marítimo, por quem foi derrotado por 2-0.

Entre os jogadores, destaque para o avançado brasileiro, Soares, melhor marcador da equipa, com 10 golos, em 27 jogos na condição de titular.

O extremo Salvador Agra, contratado no início da época ao Sporting de Braga, foi outro dos jogadores que mais sobressaiu na equipa madeirense, com oito tentos apontados, nos 33 jogos em que participou, totalizando 2.536 minutos. Um registo notável, que o torna num dos jogadores mais ‘apetecíveis’ do plantel.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?