loading

José Mourinho terá de entender que o Man Utd é maior do que ele

É oficial. José Mourinho é o novo treinador do Manchester United. Uma notícia que não surpreendeu ninguém. Mais uma vez, o treinador português chega a um dos maiores clubes do mundo no momento ideal. Um enorme desafio para Mourinho, que vem de duas aventuras menos conseguidas no Real Madrid e no Chelsea. José Mourinho tem tudo para dar certo em Manchester, mas para isso terá de perceber que, desta vez, não poderá tentar ser maior do que a instituição que representa.

José Mourinho terá de entender que o Man Utd é maior do que ele

Para os amantes do futebol, a Premier League promete muita emoção na próxima época. Já o escrevi neste espaço: as chegadas de Guardiola e Klopp a Inglaterra elevam o nível do futebol britânico e despertam o interesse de milhares de fãs. Como se isso não bastasse é a vez de José Mourinho voltar ao ativo e logo ao comando de um dos clubes com maior História no futebol mundial: o Manchester United.

O ‘Special One’ assinou um contrato de três anos com o Manchester United e tem agora pela frente um dos seus maiores desafios; devolver aos ‘red devils’ o sucesso de outros tempos e voltar a pôr em lugar de destaque um clube habituado a vencer. Mourinho terá de perceber que o clube é maior do que ele, um desafio muito diferente do que aquilo que viveu até então.

Desde os tempos do FC Porto que Mourinho não passava por uma situação idêntica. Sempre que o português chegava a um clube percebia-se que o treinador era maior do que a instituição. Foi assim no Inter de Milão e foi assim nas suas duas passagens pelo Chelsea. Até no Real Madrid, Mourinho foi maior do que o próprio clube. Uma situação que o prejudicou já que no Santiago Bernabéu quem manda são os jogadores, algo que Ancelotti percebeu perfeitamente e que contribuiu para o seu sucesso.

VISITE O BLOGUE MARCAS DO FUTEBOL

Mourinho terá de saber reinventar-se em Old Trafford. As duas últimas experiências em Espanha e em Inglaterra não correram como o desejado e, pela primeira vez desde há muito tempo, chega ao United numa posição mais frágil. São muitos os que desconfiam das capacidades de Mourinho para voltar a fazer do Manchester United um clube campeão.

Nas suas passagens pelo Real Madrid e Chelsea o técnico luso apostou num futebol, muitas vezes, demasiado resultadista, algo que, desde a era Guardiola no Barcelona, é visto como negativo. As próprias atitudes de Mourinho com os seus atletas e staff (basta lembrar o episódio com a médica Eva Carneiro) nem sempre foram as mais corretas e muitos são aqueles que olham para Mourinho como fator negativo na estrutura de um clube.

Pessoalmente, acredito que Mourinho e o Manchester United têm tudo para ter sucesso. Os ‘red devils’ precisam de um treinador com o carisma de Mourinho. Desde Ferguson que o clube do norte de Inglaterra está órfão de um verdadeiro líder. Não acredito que o português tenha perdido capacidades na arte de treinar, considero-o ainda um dos melhores treinadores do mundo nas vertentes técnicas, táticas e comunicacionais.

O único aspeto que Mourinho deverá melhorar é o psicológico e a relação com os seus jogadores. Neste aspeto o futebol mudou muito e não é fácil treinar a nova geração que muito cedo alcança o que antes só se conseguia ter a meio da carreira.

Mourinho terá de perceber que continua a ser um dos melhores treinadores da História do futebol, mas que agora está num clube com um historial enorme e que ele próprio tem ainda muito a provar no futebol. Acredito que este meio ano sabático tenha sido benéfico para Mourinho entender os seus erros e que sairá mais forte de toda essa experiência negativa vivida no Real Madrid e no Chelsea. Afinal não é especial quem quer!

Este texto é resultado da colaboração semanal entre o Futebol 365 e o blogue marcasdofutebol.wordpress.com. Esta parceria procura analisar o desporto-rei a partir de um ângulo diferente: a comunicação.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?