loading

Crónica: Portuguesas vencem Finlândia por 3-2 e sonham com Euro2017

Com três golos de Cláudia Neto, a seleção portuguesa feminina de futebol venceu hoje a Finlândia por 3-2, em encontro do Grupo 2 da fase de qualificação para o Euro2017, mantendo-se viva na corrida ao apuramento.

Crónica: Portuguesas vencem Finlândia por 3-2 e sonham com Euro2017

Com este resultado - conseguido após estar a perder por 2-0 e graças a duas grandes penalidades -, Portugal está obrigado a ganhar terça-feira na Irlanda e a esperar que a Finlândia perca diante da Espanha para poder chegar ao Europeu que vai decorrer na Holanda no próximo ano.

Perante adversárias fisicamente mais poderosas e fortes nas transições, as jogadoras portuguesas souberam impor o seu jogo e Cláudia Neto protagonizou uma reviravolta que foi muito festejada, no campo e nas bancadas.

O primeiro lance de perigo pertenceu à Finlândia, aos sete minutos, valendo a defesa de Patrícia Morais ao remate de Sanni Franssi. Portugal respondeu aos 15, com um remate rasteiro de Vanessa Marques que saiu ao lado.

Aos 21 minutos, contra a corrente de jogo, porque apesar da frieza e força do conjunto nórdico Portugal conseguia encontrar bons espaços e apresentava mais intensidade, Emmi Alanen marcou de grande penalidade a castigar falta de Dolores sobre Sanni Franssi, exatamente a atleta que acabaria por fazer o segundo tento seis minutos depois, aos 27.

A desvantagem pesada podia ter esmorecido a equipa orientada por Francisco Neto, mas as jogadoras portuguesas precisaram apenas de mais dois minutos para começarem a desenhar o 3-2 final que lhes permite ainda sonhar.

Primeiro Cláudia Neto, após passe de Vanessa Marques, fez um remate exímio sem hipóteses para Tinja-Riikka Korpela (29 minutos) e, ainda antes do intervalo (45), a jogadora portuguesa voltou a bater a guardiã nórdica, graças a uma grande penalidade assinalada por falta sobre Ana Leite.

Antes, Linda Sallstrom sprintou pelo relvado fora, mas Patrícia Morais estava atenta e bem colocada (36 minutos). Também Cláudia Neto esteve perto de marcar, após cruzamento de Suzane Pires (40).

Na segunda parte, Portugal aproximou-se mais vezes da baliza contrária e, aos 70 minutos, Ana Leite, depois de se isolar, tentou um chapéu, mas a bola bateu na barra.

O golo da vitória acabaria por surgir aos 84 e novamente de grande penalidade, carimbando o ‘hat-trick' de Cláudia Neto, num jogo em que Edite Fernandes somou a 132.ª internacionalização.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?