loading

Crónica: Rio Ave com primeira parte letal tira invencibilidade ao Sporting

O Sporting perdeu hoje a invencibilidade no campeonato, depois de ser derrotado pelo Rio Ave por 3-1, por em partida da quinta jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Crónica: Rio Ave com primeira parte letal tira invencibilidade ao Sporting

Os vila-condenses surpreenderam um desconcentrado adversário, com uma primeira parte letal, e, em 14 minutos, apontaram três golos que praticamente sentenciaram o desafio.

Tarantini, aos 29 minutos, Guedes, aos 36, e Gil Dias, aos 43, apontaram os tentos dos vila-condenses, que chegaram ao intervalo a vencer por 3-0, enquanto o holandês Bas Dost apontou o tento de honra dos ‘leões', aos 82.

Com este desaire, o Sporting continua com os mesmos 12 pontos e mantém, por enquanto, liderança campeonato, mas pode a perdê-la segunda-feira, se houver um vencedor na Luz, no embate entre Benfica e Sporting de Braga, que somam 10, os mesmos de FC Porto e Rio Ave.

Os ‘leões' apresentaram-se com algumas alterações relativamente à última partida, frente ao Real de Madrid, para a Liga dos Campeões, na derrota por 2-1, com Jorge Jesus a estrear como titular o reforço brasileiro André.

Além disso, o técnico ‘leonino’ decidiu fazer entrar Schelotto para o lugar de João Pereira, recuar Bruno César para defesa esquerdo, em vez de Marvin, e colocando Alan Ruiz no lugar de Bryan Ruiz, além de dar a titularidade a Campbell.

Do outro lado, o técnico Nuno Capucho foi bem mais conservador nas alterações feitas no ‘onze' que na última jornada da Liga venceu o Marítimo, por 1-0, trocando apenas Yazalde, que fez o jogo 100 pelo Rio Ave no campeonato, por Heldon, que está nos Arcos por empréstimo do Sporting.

E foi precisamente Yazalde que esteve na primeira jogada de perigo do encontro, logo aos dois minutos, contribuindo para que Gil Dias se isolasse, mas rematasse para defesa fácil de Rui Patrício.

O Sporting reagiu de imediato à entrada atrevida dos vila-condenses e não demorou a recuperar o controlo do desafio e a esboçar os primeiros lances de perigo.

Alan Ruiz e André Souza, já depois do quarto de hora, testaram a atenção de Cássio, com um par de remates que o guarda-redes do Rio Ave susteve com esforço.

Ao maior pendor ofensivo do adversário, o Rio Ave tentava responder em contra-ataque e, já perto da meia hora, mostrou-se verdadeiramente letal.

Aos 29 minutos, a turma da foz do Ave aproveitou um adormecimento coletivo do Sporting, que permitiu que o defesa central Roderick subisse até à área contrária, deixasse três adversários para trás e assistisse Tarantini, que, solto, encostou fácil para o primeiro golo.

Surpreendidos com o golo, os comandados de Jorge Jesus demoraram a recompor-se, e nesse processo o Rio Ave voltou a aproveitar para ampliar a vantagem, aos 36 minutos, desta feita com Gil Dias a deambular por todo o meio contrário, até desmarcar Guedes, que frente a Rui Patrício, e em ângulo apertado, apontou o segundo.

A surpresa no Arcos ganhou dimensão total ainda antes do intervalo, com os locais a completarem um surpreendente período de 14 minutos com o terceiro golo, desta feita por Gil Dias, aproveitando uma desnorte inexplicável do Sporting.

Os pesados golpes infligidos pelo Rio Ave na etapa inicial levaram Jorge Jesus a agir, mas apenas ao intervalo, lançando no reatamento Bas Dost e Bryan Ruiz para os lugares dos pouco produtivos Alan Ruiz e Joel Campbell.

A turma de Alvalade ganhou alguma dimensão no arranque para a segunda metade, com o Bas Dost a mostrar-se como o principal perigo para os nortenhos, que, ainda assim, iam controlando as investidas contrárias.

Ao crescimento do adversário, Nuno Capucho decidiu reforçar o meio-campo da equipa, abdicando de Yazalde na frente de ataque e lançado Pedro Moreira, algo que se refletiu num menor fulgor dos contra-ataques vila-condenses.

O Sporting mantinha a pressão, mas com poucos efeitos práticos, porque além da falta de criatividade, mesmo com a entrada de Markovic, o ‘leões' esbarravam contra um afinado último reduto do Rio Ave, que ia controlando sem sobressaltos a vantagem.

A exceção deu-se aos 82 minutos, com Bas Dost a conseguir quebrar a coesão do Rio Ave, e apontar o tento de honra para o Sporting, que apesar de algum entusiasmo, já não teve arte, engenho e tempo para beliscar o triunfo do Rio Ave.

Programa da jornada

Sexta-feira, 16 de Setembro de 2016
Nacional - Marítimo, 2 - 0

Sábado, 17 de Setembro de 2016
Estoril - Moreirense, 2 - 0
V. Setúbal - Paços Ferreira, 1 - 4
V. Guimarães - Belenenses, 1 - 1

Domingo, 18 de Setembro de 2016
Boavista - Feirense, 1 - 2
Arouca - Desp. Chaves, 0 - 1
Tondela - FC Porto, 0 - 0
Rio Ave - Sporting, 3 - 1

Segunda-feira, 19 de Setembro de 2016
Benfica - Sp. Braga, 3 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?