loading

Euro-2016 e 'Champions' colocam Cristiano Ronaldo favorito pelo prémio FIFA

Cristiano Ronaldo alcançou hoje, pela sexta vez consecutiva, um lugar entre os três candidatos finais ao prémio de melhor jogador do ano da FIFA e aparece como favorito para receber o troféu em Zurique, na Suíça.

Euro-2016 e 'Champions' colocam Cristiano Ronaldo favorito pelo prémio FIFA

Em 2016, o avançado português conquistou a terceira Liga dos Campeões da carreira, a segunda com o Real Madrid, e mais importante (e inesperado) venceu o Campeonato da Europa com Portugal, algo inédito na história do futebol nacional.

Também a nível individual, Ronaldo manteve o ‘vício’ de bater recordes e pelo sexto ano consecutivo ultrapassou a marca dos 50 golos marcados ao serviço de clube e da seleção.

O madeirense parece ter apresentado mais argumentos para convencer capitães de seleção, selecionadores, público e painel de jornalistas a votarem em si e não nos dois outros finalistas, o argentino Lionel Messi, do FC Barcelona, e o francês Antoine Grizmann, melhor marcador e vice-campeão no Euro2016 e finalista da Liga dos Campeões com o Atlético de Madrid. O vencedor será conhecido a 09 de janeiro.

O português foi pela quarta temporada seguida, quinta no ‘currículo’, o melhor marcador da ‘Champions’, tendo apontado 16, e entrou para a história do dérbi de Madrid entre Real-Atlético quando assinou um ‘hat-trick’ no Vicente Calderón e se tornou no jogador com mais tentos nesse duelo histórico (18).

Pela nona vez, Ronaldo está entre os três melhores futebolistas do ano, lugar que apenas falhou em 2010, e tudo indica que vai novamente poder levar o troféu para casa, repetindo o sucesso de 2008, 2013 e 2014.

Num duelo ‘intergaláctico’ que Ronaldo leva com Lionel Messi há praticamente uma década, o jogador formado no Sporting chega ao fim de 2016 com um título conquistado pela sua seleção, algo que o jogador argentino ainda não alcançou, apesar de já estado numa final do Campeonato do Mundo, em 2014, e em três finais da Copa América (2007, 2015 e 2016).

O primeiro grande momento de Ronaldo em 2016 aconteceu nos quartos de final da Liga dos Campeões, perante o Wolfsburgo, quando assinou um ‘hat trick’ no Santiago Bernabéu, na segunda mão (3-0), protagonizando a reviravolta na eliminatória, depois do desaire por 2-0 na Alemanha.

Com alguns problemas físicos no final da temporada, Ronaldo despediu-se do campeonato espanhol com 35 golos e dois ‘bis’ nas duas últimas jornadas, tendo apenas sido superado pelos 40 tentos do uruguaio Luis Suárez (FC Barcelona) e marcou o penalti decisivo na ‘Champions’.

Perante o Atlético Madrid, em Milão, o jogador de 31 anos marcou o penalti que garantiu a 11.ª dos ‘merengues’, no desempate que terminou em 5-3, após o 1-1 registado após tempo regulamentar e prolongamento.

No Euro2016, além da sua liderança como capitão, Ronaldo contribuiu com três golos para o sucesso de Portugal, incluindo um ‘bis’ perante a Hungria, que ‘salvou’ a seleção nacional da eliminação ainda durante a fase de grupos.

Nas meias-finais, perante o País de Gales (2-0), o avançado fez o primeiro golo com um fantástico cabeceamento entre os centrais rivais.

Uma lesão, que resultou de uma entrada muito dura de Payet ainda nos instantes iniciais, impediu Ronaldo que deixar a sua marca na final de Saint-Denis, acabando o jogador luso por ter de abandonar o relvado ainda antes do intervalo, em lágrimas.

Já nos últimos meses do ano, numa goleada sobre Andorra (6-0), ‘CR7’ alcançou pela primeira vez um ‘póquer’ (quatro golos num jogo) pela seleção lusa, igualando o feito Eusébio, Nuno Gomes e Pauleta, e superou (novamente) o lendário Alfredo Di Stéfano no Real Madrid, desta vez como melhor marcador de sempre dos dérbis entre ‘merengues’ e Atlético.

A 26 de novembro, Ronaldo marcou dois perante o Sporting Gijon e pela sexta vez seguida voltou a ultrapassar a fasquia da meia centena de golos num ano. Em 2011 fez 60, em 2012 fez 63, em 2013 fez 69, em 2014 fez 61, em 2015 fez 57 e em 2016 leva 51, ainda com alguns jogos por disputar.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?