loading

Crónica: Chaves alcança empate em Guimarães com golo nos minutos finais

Um golo de Patrão, a sete minutos dos 90, garantiu hoje o empate do Desportivo de Chaves no terreno do Vitória de Guimarães, 1-1, em partida da 12.ª jornada da Primeira Liga.

Crónica: Chaves alcança empate em Guimarães com golo nos minutos finais

Um golo madrugador de Hernâni, aos três minutos, colocou os vimaranenses na frente durante 80 minutos, até Patrão, que saiu do banco de suplentes aos 72, empatar num remate cruzado, aos 83, o que conferiu justiça ao resultado, tendo em conta o domínio alternado das equipas.

A equipa de Guimarães não conseguiu igualar os 23 pontos do quarto classificado, Sporting de Braga, e manteve o quinto posto, com 21, ao passo que os flavienses são oitavos, com 16.

O início da partida foi antecedido de um minuto de silêncio em homenagem aos elementos da equipa de futebol da Chapecoense, particularmente ao treinador Caio Júnior, antigo jogador vitoriano, que estiveram entre as 71 vítimas do acidente aéreo na Colômbia, ocorrido a 28 de novembro, bem como a Nuno Greno, que integrava a equipa técnica do Vitória B e morreu no dia 29, vítima de doença prolongada.

A equipa anfitriã, com o médio Bernard e o extremo Hurtado a titulares, nos lugares de Tozé e Raphinha, entrou praticamente a marcar, com Hernâni a aproveitar um corte defeituoso de Freire na sequência de uma bola longa de Hurtado para, no "coração" da área, atirar de primeira para o fundo da baliza de Ricardo, aos três minutos.

Veloz na sua manobra ofensiva, a equipa de Pedro Martins manteve os transmontanos no seu meio-campo durante o primeiro quarto de hora, com João Pedro, aos oito, Bernard, aos 10, e Soares, aos 14, a ameaçarem a baliza contrária em remates à entrada da área.

Os flavienses, também com duas alterações na equipa titular - o lateral-direito Pedro Queirós e o ala Vukcevic substituíram os castigados Paulinho e Fábio Martins -, subiram aos poucos no terreno e criaram a melhor ocasião aos 20 minutos, quando, num lance confuso na área vitoriana, a bola sobrou para Carlos Ponck, que, em boa posição, atirou a rasar o poste esquerdo.

A turma de Jorge Simão dominou por completo o resto da primeira metade e voltou a estar perto do golo em cima do intervalo, aos 45+1, quando Douglas negou o golo a William, que rematou de forma acrobática em zona frontal.

O Vitória equilibrou a partida após o regresso dos balneários e criou perigo em remates de Soares, aos 50 minutos, e de João Aurélio, aos 52, mas o ritmo da partida decaiu, com o Chaves a ser incapaz de produzir o mesmo volume de jogo atacante do primeiro tempo.

Após muitos contra-ataques mal definidos pelos vimaranenses, a equipa de Trás-os-Montes reapareceu num cruzamento de Battaglia, que embateu em Rúben Ferreira e na malha lateral, aos 74 minutos, antes de empatar num lance de contra-ataque conduzido por Braga e finalizado por Patrão, com um 'tiro' cruzado e rasteiro, aos 83.

A equipa da casa balanceou-se no ataque até ao apito final, mas sem discernimento, tendo havido ainda lugar, já nos descontos, às expulsões do flaviense Assis, que viu o segundo amarelo numa falta, e do vimaranense Rúben Ferreira, que também viu a segunda cartolina por empurrar Assis para sair do retângulo de jogo.

Programa da jornada

Sexta-feira, 2 de Dezembro de 2016
Marítimo - Benfica, 2 - 1

Sábado, 3 de Dezembro de 2016
Rio Ave - Tondela, 3 - 1
Sporting - V. Setúbal, 2 - 0
FC Porto - Sp. Braga, 1 - 0

Domingo, 4 de Dezembro de 2016
Moreirense - Nacional, 3 - 1
Feirense - Arouca, 0 - 2
Estoril - Belenenses, 1 - 1
V. Guimarães - Desp. Chaves, 1 - 1

Segunda-feira, 5 de Dezembro de 2016
Paços Ferreira - Boavista, 2 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?