loading

Crónica: Sporting é travado pelo Braga e soma segundo desaire consecutivo

O Sporting somou hoje a segunda derrota consecutiva na I Liga portuguesa de futebol, ao perder na receção ao Sporting de Braga, por 1-0, em jogo da 14.ª jornada, que deixou os ‘leões' a oito pontos da liderança.

Crónica: Sporting é travado pelo Braga e soma segundo desaire consecutivo

Uma semana depois da derrota na Luz, perante o rival e líder Benfica, o conjunto ‘verde e branco' não só voltou a perder como cedeu a primeira derrota em casa, graças ao golo do ex-jogador ‘leonino' Wilson Eduardo, aos 70 minutos.

Com este desfecho, o Sporting foi ultrapassado precisamente pelos ‘arsenalistas' e caiu para o quarto lugar, estando agora a oito pontos do Benfica, que no sábado venceu no Estoril (1-0).

Os ‘leões', que podem ficar provisoriamente a sete pontos do segundo lugar, caso o FC Porto vença na segunda-feira o Desportivo de Chaves - ainda que os ‘dragões' fiquem com mais um jogo disputado – saíram do relvado de Alvalade perante um coro de assobios, muitos lenços brancos e gritos de "vocês são uma vergonha", já depois de o presidente Bruno de Carvalho ter recolhido ao túnel visivelmente irritado.

Depois do apuramento para os ‘quartos' da Taça de Portugal, diante do Vitória de Setúbal, Jorge Jesus operou apenas uma alteração no ‘onze', fazendo regressar Bryan Ruiz para o lugar de Bruno César, que tinha sido titular diante dos sadinos.

Já do lado dos bracarenses, o técnico Abel Ferreira, responsável pela equipa B do clube, foi o escolhido para fazer a transição entre a saída de José Peseiro e a chegada de Jorge Simão, e foi eficaz na tarefa que lhe foi confiada, apesar de ter mantido apenas quatro elementos do conjunto titular que, a meio da semana, foi eliminado da prova ‘rainha', pelo Sporting da Covilhã: Baiano, Xeka, Wilson Eduardo e Rui Fonte.

Wilson Eduardo foi mesmo um ‘quebra-cabeças' para os ‘leões' na primeira parte e, logo aos cinco minutos, assustou a defensiva sportinguista, numa arrancada de vários metros pelo centro, que lhe acabou por retirar discernimento no momento de rematar à baliza de Rui Patrício.

A resposta dos ‘verde e brancos' foi imediata e quase surgiu em forma de golo, não fosse a intervenção atenta de Matheus - que substituiu o castigado Marafona - a evitar um cabeceamento certeiro de Bryan Ruiz.

Como já era expetável, o Sporting ia assumindo as despesas do jogo, mas deparava-se com um adversário bastante perigoso nos contra-ataques e que, à passagem do quarto de hora, esteve a milímetros de inaugurar o marcador: Alan deixou Wilson Eduardo na ‘cara' de Rui Patrício e o avançado bracarense fez o mais difícil, depois de ultrapassar o guarda-redes internacional luso.

Por outro lado, Gelson Martins, que ficou também ele perto do golo, num remate que saiu ligeiramente ao lado, voltou a ser o grande dinamizador do Sporting, ao contrário do desinspirado Joel Campbell, que, a 10 minutos do intervalo, finalizou de forma infeliz um contra-ataque promissor.

Nos instantes iniciais da etapa complementar, Coates testou a atenção de Matheus, que, pouco depois, teve de dar graças ao ‘ferro' que evitou o golo de Gelson Martins, perante a apatia defensiva dos colegas de equipa.

De resto, o guardião ‘arsenalista' foi preponderante à passagem da hora de jogo, ao travar novo cabeceamento de Bryan Ruiz e um livre de Adrien, naquele que seria, inexplicavelmente, o ‘canto do cisne' da formação de Alvalade, que começou a perder discernimento.

O adversário não se fez de rogado e, na sequência de um remate ao poste de Ricardo Horta, a bola sobrou para Wilson Eduardo, que, sem oposição à entrada da área, atirou um ‘míssil' e abriu o marcador, ‘faturando' o quinto golo ao seu antigo clube.

Ainda com 20 minutos para dar a ‘volta ao texto', o Sporting forçava as entradas no meio-campo adversário, mas não conseguia ultrapassar o bloco minhoto nem o guardião Matheus, que, no último minuto do tempo regulamentar, segurou o cabeceamento de Coates e a preciosa vitória do Sporting de Braga.

Programa da jornada

Sexta-feira, 16 de Dezembro de 2016
Paços Ferreira - Belenenses, 1 - 0

Sábado, 17 de Dezembro de 2016
Moreirense - Arouca, 1 - 4
Estoril - Benfica, 0 - 1

Domingo, 18 de Dezembro de 2016
Rio Ave - Nacional, 2 - 1
Tondela - Boavista, 1 - 1
V. Guimarães - V. Setúbal, 3 - 1
Sporting - Sp. Braga, 0 - 1

Segunda-feira, 19 de Dezembro de 2016
Marítimo - Feirense, 2 - 0
FC Porto - Desp. Chaves, 2 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?