loading

Crónica: Guiné-Bissau perde e fica de fora dos 'quartos' do CAN-2017

A Guiné-Bissau perdeu hoje com o Burkina Faso, na terceira e última jornada do Grupo A da Taça das Nações Africanas, e foi eliminada da competição.

Crónica: Guiné-Bissau perde e fica de fora dos 'quartos' do CAN-2017

Apesar de ter feito uma grande segunda parte e ter estado muito perto do golo em várias ocasiões, a equipa de Baciro Candé não conseguiu vencer nenhum dos três jogos e abandona a competição no último lugar do Grupo A, com apenas um ponto.

O Burkina Faso junta-se aos Camarões nos apurados para os quartos de final, ambos com cinco pontos, com o anfitrião Gabão (três) a ficar pelo caminho, sem derrotas.

Aos oito minutos, Bertrand Traoré conseguiu fugir pela direita, mas rematou para fora. O golo da equipa de Paulo Duarte não tardaria, já que, quatro minutos depois, um cruzamento de Nakoulma foi intercetado por Rudinilson para dentro da própria baliza.

A partir do golo sofrido, os guineenses procuraram inverter o resultado, principalmente por Piqueti e Toni Silva, mas a melhor oportunidade da equipa só chegou aos 44 minutos, com Piqueti a furar pelo lado esquerdo do ataque e a rematar cruzado, para a defesa de Koffi.

Na segunda parte, os comandados de Baciro Candé, a participarem pela primeira vez na sua história numa CAN, entraram determinados a virar o jogo e assumiram o seu controlo durante toda a segunda parte.

Aos 56 minutos, podiam ter chegado ao golo por duas vezes, primeiro por Juary, na sequência de um livre, e depois por Toni Silva, no canto que se seguiu.

No entanto, foi o Burkina Faso a chegar ao segundo golo, no minuto seguinte. Prejoulce Nakoulma desmarcou Bertrand Traoré e o avançado do Ajax bateu Jonas Mendes.

Os guineenses não baixaram os braços e beneficiaram das entradas de Abel Camará e Lassana Camará, que trouxeram frescura à construção ofensiva dos 'djurtus', que conseguiram instalar-se no meio campo do adversário.

Aos 71 minutos, um livre de Zezinho obrigou Koffi a uma grande defesa. Quatro minutos depois, foi Abel Camará a rematar perto do poste direito de Koffi.

Na outra baliza, o perigo surgiaa principalmente através de contra-ataque, como aos 77 minutos, quando Abdou Traoré rematou para defesa de Jonas Mendes.

Com o avançar do relógio, o jogo perdeu critério e ritmo, com Toni Silva a ser o jogador mais inconformado.

Aos 87 minutos, com um remate de longe, o extremo do Stromgodset quase marcou, mas a bola foi para fora e seria o último lance de perigo do jogo, que afastou os ‘djurtus’ da competição.

Programa da jornada

Domingo, 22 de Janeiro de 2017
Camarões - Gabão, 0 - 0
Guiné-Bissau - Burkina Faso, 0 - 2

Segunda-feira, 23 de Janeiro de 2017
Zimbabwe - Tunísia, 2 - 4
Senegal - Argélia, 2 - 2

Terça-feira, 24 de Janeiro de 2017
Marrocos - Costa do Marfim, 1 - 0
Togo - Rep. Congo, 1 - 3

Quarta-feira, 25 de Janeiro de 2017
Uganda - Mali, 1 - 1
Egipto - Gana, 1 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?