loading

Crónica: Aboubakar dá vitória aos Camarões na Taça das Nações Africanas

O ex-portista Vicent Aboubakar garantiu hoje aos Camarões o seu quinto triunfo na Taça das Nações Africanas (CAN) de futebol, com um golo tardio que valeu vitória por 2-1 sobre o Egito, na final disputada em Libreville.

Crónica: Aboubakar dá vitória aos Camarões na Taça das Nações Africanas

Um tanto mal-amado entre os adeptos camaroneses, o avançado emprestado pelo FC Porto ao Besiktas foi o herói da final, ao marcar o golo do triunfo aos 88 minutos, consumando a reviravolta quando a hipótese de prolongamento ganhava consistência.

Aboubakar, que começou no banco e substituiu Ndip Tambe após o intervalo, recebeu uma bola longa junto dos centrais, passou-a sobre um adversário e bateu o guardião El Hadary com um remate ‘enrolado’, de pé direito, que valeu aos ‘leões indomáveis’ o seu primeiro título desde 2002

Os egípcios, que não se apuravam para a fase final da prova desde 2010 e procuravam ampliar para oito o seu recorde de troféus, adiantaram-se com golo de Mohamed Elneny, aos 22 minutos, que entrou na área pela direita e colocou a bola entre o guardião e o poste.

Os ‘faraós’ foram para o intervalo em vantagem, mas no segundo tempo, N'Koulou, médio do Lyon, repôs a igualdade aos 59 minutos, de cabeça, na sequência de um canto, e deixou tudo em aberto para a última meia hora.

Com o prolongamento à vista, Aboubakar ‘inventou’ um golo, num lance que parecia fácil de controlar pela defesa, e isolou os Camarões no segundo lugar da lista de vencedores da CAN, agora com mais um troféu do que o Gana e a dois do rival desta noite.

Em três finais entre ambos, esta foi a primeira vez que os Camarões conseguiram vencer. Em 1986 os egípcios venceram no desempate por penaltis (5-4, após o 0-0 final) e em 2008 ganharam por 1-0.

No sábado, no jogo que atribuía o terceiro lugar, um golo solitário e tardio de Alain Sibiri (89) garantiu ao Burkina Faso, comandado por Paulo Duarte, o triunfo por 1-0 precisamente sobre o Gana.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?