loading

Crónica: V. Guimarães derrota Rio Ave e mantém objetivos firmes na I Liga

O Vitória de Guimarães levou uma hora a encontrar o caminho, mas acabou por conseguir uma vitória justa sobre o Rio Ave, por 3-0, no jogo de encerramento da 26.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Crónica: V. Guimarães derrota Rio Ave e mantém objetivos firmes na I Liga

A formação vimaranense melhorou ao longo da partida, após a entrada mais forte dos vila-condenses, e, na segunda parte, os golos de Rafael Martins, aos 60 minutos, de Hernâni, aos 70, e de Texeira, aos 90+1, selaram o quarto triunfo caseiro do Vitória na prova, com a expulsão de Héldon, aos 61, a deixar o Rio Ave reduzido a 10 unidades.

A equipa de Pedro Martins, que somou o quinto jogo consecutivo sem derrotas, segue no quinto lugar, com 44 pontos, e manteve a pressão sobre o Sporting de Braga, que continua a ocupar a desejada quarta posição, com mais dois pontos.

Os vila-condenses surgiram com Rúben Ribeiro no meio-campo em vez do capitão Tarantini, indisponível por lesão, e dominaram os minutos iniciais, com trocas de bola precisas no meio-campo dos vimaranenses, que surgiram com quatro novidades no ‘onze’ - Bruno Gaspar, Zungu, Bernard e Rafael Martins -, apenas chegavam esporadicamente à área contrária.

A primeira ocasião de golo surgiu aos 19 minutos, para o Rio Ave, num remate de Héldon para defesa incompleta de Miguel Silva, com Gil Dias, já em desequilíbrio, a atirar por cima na recarga, mas os vitorianos responderam no mesmo minuto, num disparo de surpresa de Rafael Martins, que obrigou Cássio a intervenção apertada, e, aos 22, num livre de Marega que ‘esbarrou’ na trave.

O duelo prosseguiu equilibrado até ao intervalo, com os vitorianos a aproveitarem o menor fulgor ofensivo do Rio Ave para se aproximarem da área contrária e criarem mais duas oportunidades, em cabeceamentos de Rafael Martins, aos 32, e de Celis, aos 42, aos quais Cássio se opôs.

A intensidade subiu após o reatamento, e o jogo partiu-se de imediato, com as equipas a ganharem espaço junto à baliza contrária, principalmente o Vitória, com Rafael Martins a tentar surpreender o guardião vila-condense num um ‘chapéu’ de fora da área, aos 49 minutos, e Marega a ficar a milímetros do golo, aos 57.

O Vitória colocou-se em vantagem três minutos depois, quando Rafael Martins beneficiou de um alívio mal direcionado de um defesa do Rio Ave, para dominar a bola em posição frontal à baliza e ‘fuzilar’ as redes de Cássio.

A turma de Luís Castro acabou por ficar reduzida a 10 jogadores após o golo vitoriano, devido à expulsão de Héldon, que viu dois amarelos por alegados protestos, aos 61 minutos, com a equipa vimaranense a aproveitar a superioridade numérica para controlar o resto do jogo.

Hernâni aproveitou um passe bem medido de Rafael Martins, para se isolar pelo lado esquerdo e rematar cruzado para o fundo das redes da baliza do Rio Ave, aos 70 minutos, praticamente selando o desfecho.

Os vila-condenses ainda esboçaram uma última reação, mas já sem argumentos para incomodar os vimaranenses, que ainda chegaram ao terceiro golo, já nos descontos, com Texeira, isolado, a bater Cássio com um remate colocado e rasteiro.

Programa da jornada

Sexta-feira, 17 de Março de 2017
Estoril - Boavista, 0 - 0

Sábado, 18 de Março de 2017
Moreirense - Tondela, 1 - 1
Belenenses - Sp. Braga, 1 - 2
Sporting - Nacional, 2 - 0
Paços Ferreira - Benfica, 0 - 0

Domingo, 19 de Março de 2017
Marítimo - Arouca, 3 - 1
Feirense - Desp. Chaves, 3 - 2
FC Porto - V. Setúbal, 1 - 1
V. Guimarães - Rio Ave, 3 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?