loading

Crónica: V. Guimarães cimenta quarto lugar após vencer o Boavista

O Vitória de Guimarães consolidou hoje a quarta posição da I Liga portuguesa de futebol, após derrotar o Boavista por 2-0, em jogo da 30.ª jornada, e aumentar para cinco pontos a distância para o Sporting de Braga.

Crónica: V. Guimarães cimenta quarto lugar após vencer o Boavista

A equipa vimaranense garantiu o triunfo sobre a formação ‘axadrezada', o quinto seguido no campeonato, com golos de Hurtado, aos 28 minutos, e de Hernâni, aos 48, e passou a somar 56 pontos, mais cinco do que os bracarenses, concorrentes diretos na luta pelo quarto lugar, que vale a fase de grupos da Liga Europa.

Perante 24.124 espetadores no Estádio D. Afonso Henriques, os minhotos dominaram quase todos os períodos do jogo e criaram mais ocasiões claras frente às ‘panteras', que mantiveram o nono lugar, com 35 pontos, registaram o quinto jogo consecutivo sem triunfos na I Liga.

Os vitorianos assumiram a iniciativa na fase inicial do desafio, mas sentiram problemas para ultrapassar o bloco defensivo do adversário, que se revelou coeso sem bola, mas incapaz de criar perigo no contra-ataque.

A turma de Pedro Martins começou a tentar desequilibrar a defesa ‘axadrezada' não com passes curtos, mas com passes longos para as costas dos laterais, e começou a levar perigo à baliza de Vagner, com Hernâni a ameaçar primeiro, aos 19 minutos, e Texeira, aos 21, a falhar a primeira ocasião flagrante, quando, isolado perante Vagner, após passe errado de Edu Machado, atirou contra o guarda-redes.

Os vitorianos ameaçaram novamente o golo, quando Josué falhou a emenda a um cabeceamento de Texeira ao primeiro poste, aos 24 minutos, e inauguraram o marcador quatro minutos depois, num lance parecido, em que o avançado uruguaio se impôs ao primeiro poste após canto de Hernâni, e Hurtado desviou para o fundo das redes, na pequena área.

Em desvantagem, a equipa de Miguel Leal estendeu-se no terreno e começou a jogar mais próximo da área contrária, mas apenas esteve perto de empatar, quando Makhmudov, após bola perdida por Douglas, atirou em jeito, com pouco ângulo, ligeiramente por cima da trave, aos 41 minutos.

Pelo meio, os adeptos vitorianos lembraram ao minuto 32 a Diogo Gomes, que morreu precisamente há um ano atrás, num acidente de automóvel, quando jogava pelo clube minhoto, e a equipa da casa teve ainda tempo para criar mais um lance perigoso, com Vagner a impedir com uma palmada a assistência de Hernâni para o encosto de Marega, aos 44.

Os anfitriões voltaram a instalar-se no meio-campo boavisteiro no regresso para a segunda parte e, em apenas três minutos, dilataram a vantagem, num remate de ‘trivela' de Hernâni, desviado em Talocha para junto ao poste direito da baliza de Vagner, que ainda tocou na bola.

Os 'axadrezados' voltaram a subir no terreno em busca de inverterem o resultado, mas definiram quase sempre mal os ataques, com Iuri Medeiros, jogador pelo qual passava muito do jogo ‘axadrezado', a colocar demasiada força quando procurava colocar a bola no interior da área.

O Vitória tomou novamente conta do jogo a partir dos 65 minutos e até ao apito final geriu a posse de bola, desperdiçando ainda o terceiro golo por Marega, num remate a centímetros do poste direito, aos 77.

Programa da jornada

Sexta-feira, 21 de Abril de 2017
Rio Ave - Arouca, 3 - 0

Sábado, 22 de Abril de 2017
Tondela - Nacional, 2 - 0
Marítimo - Belenenses, 3 - 0
Estoril - V. Setúbal, 3 - 0
Sporting - Benfica, 1 - 1

Domingo, 23 de Abril de 2017
Paços Ferreira - Sp. Braga, 3 - 1
V. Guimarães - Boavista, 2 - 0
FC Porto - Feirense, 0 - 0

Segunda-feira, 24 de Abril de 2017
Moreirense - Desp. Chaves, 0 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?