loading

Crónica: Jonas mostrou que quer o tetra e salvou Benfica de mais um deslize

Jonas impediu hoje o Benfica de ‘escorregar na I Liga portuguesa de futebol, ao apontar os dois tentos do triunfo sobre o Estoril-Praia (2-1), que consolidaram a liderança benfiquista, na partida da 31.ª jornada.

Crónica: Jonas mostrou que quer o tetra e salvou Benfica de mais um deslize

O avançado brasileiro inaugurou o marcador, aos 29 minutos, de grande penalidade, e viria a devolver a vantagem ao conjunto da Luz, aos 66, já depois de Kléber ter empatado as contas, aos 59.

Apesar do desempenho pouco conseguido, os tricampeões conseguiram os seus intentos, a muito custo, e seguraram o lugar mais almejado do campeonato, agora provisoriamente com mais seis pontos que o FC Porto, que hoje joga no reduto do Desportivo de Chaves.

Uma semana depois do dérbi com o Sporting (1-1), Rui Vitória operou apenas uma alteração no ‘onze’, relegando Rafa para o banco e fazendo regressar Jonas, que tinha falhado a deslocação a Alvalade, por lesão, enquanto o argentino Cervi manteve o lugar no lado esquerdo do ataque.

À semelhança do que sucede há vários meses, o Benfica voltou a ser uma equipa inofensiva durante largos períodos da partida, sem capacidade para criar reais lances de perigo e com um jogo coletivo deficitário, que vem sendo colmatado pela qualidade inegável das individualidades que compõem o plantel e que continuam a encontrar o caminho dos triunfos.

De resto, perante um Estoril que vem em clara ascensão desde a entrada de Pedro Emanuel e que possui jogadores desequilibradores, como Allano, Carlinhos ou Kléber, os tricampeões apenas conseguiram assustar os estorilistas num remate de Salvio já dentro da área, mas que saiu ao lado.

Em quase meia hora de jogo, este foi o único lance ofensivo construído pelo líder da I Liga, que acabaria por beneficiar de uma grande penalidade ‘caída do céu’, por falta de Licá sobre Nélson Semedo, que permitiu a Jonas abrir o marcador.

O goleador Kléber ainda causou ‘calafrios’, pouco depois, mas não deu o melhor seguimento à iniciativa estorilista, antes de Cervi, primeiro, e Salvio, depois, desperdiçarem duas oportunidades de ‘ouro’ para dilatar a vantagem benfiquista antes do intervalo.

O Estoril percebeu claramente que poderia causar ‘danos’ ao adversário, tal como já tinha acontecido na partida das meias-finais da Taça de Portugal (3-3), e entrou decidido a isso na etapa complementar, chegando mesmo a ‘mandar’ no jogo em pleno Estádio da Luz, onde estiveram quase 60.000 adeptos.

Depois de já ter explorado a desorganização defensiva das ‘águias’ no primeiro tempo, com muitas ruturas nas costas dos centrais, os ‘canarinhos’ continuaram a explorar esse fator na etapa complementar e quase tiraram dividendos, não fosse o desperdício de Kléber perante Ederson.

A apatia do Benfica ia dando ‘gás’ a um afoito Estoril, que, no espaço de dois minutos, só não repôs a igualdade porque os ‘ferros’ anularam as intenções de Ailton e Mattheus, numa altura em que o nervosismo se ia apoderando dos próprios adeptos ‘encarnados’, tendo em conta que o empate parecia iminente.

As inúmeras ameaças do Estoril acabariam mesmo por dar frutos, à passagem da hora de jogo, quando Kléber se isolou e, desta feita, não desperdiçou mais uma benesse do Benfica, batendo um desamparado Ederson.

No entanto, Rui Vitória tem de ‘agradecer’, mais uma vez, pela qualidade dos jogadores que possui e, sete minutos volvidos, Jonas fez os tricampeões respirarem de alívio, graças a um golo de superior execução, que não deu quaisquer hipóteses a Moreira.

O 11.º tento do avançado brasileiro na I Liga revelou-se crucial para o triunfo das ‘águias’, que, apesar do desempenho muito abaixo do expectável, ainda dispuseram de duas situações para ampliar a vantagem e o conforto, mas nem Raúl Jiménez nem Grimaldo encontraram o caminho da baliza visitante.

Programa da jornada

Sexta-feira, 28 de Abril de 2017
V. Setúbal - V. Guimarães, 0 - 2

Sábado, 29 de Abril de 2017
Nacional - Rio Ave, 0 - 2
Boavista - Tondela, 1 - 0
Benfica - Estoril, 2 - 1
Desp. Chaves - FC Porto, 0 - 2

Domingo, 30 de Abril de 2017
Feirense - Marítimo, 2 - 1
Arouca - Moreirense, 2 - 2
Sp. Braga - Sporting, 2 - 3
Belenenses - Paços Ferreira, 1 - 2

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?