loading

Crónica: FC Porto empata na Madeira e falha 'assalto' à liderança da I Liga

Marítimo e FC Porto empataram hoje a uma bola, em jogo da 32.ª jornada da I Liga de futebol, em que os ‘dragões’ falharam o ‘assalto’ ao primeiro lugar e podem ver o Benfica fugir definitivamente na liderança.

Crónica: FC Porto empata na Madeira e falha 'assalto' à liderança da I Liga

Os portistas ficaram em vantagem no jogo, aos 28 minutos, graças a um golo de Otávio, mas o Marítimo empatou na segunda parte, aos 69 minutos, por Djoussé, impedindo que o adversário se aproximasse do líder Benfica.

Este foi o décimo empate do FC Porto no campeonato, que soma agora 73 pontos, menos dois que o líder Benfica, que no domingo poderá ampliar a vantagem para cinco pontos, em caso de vitória no reduto do Rio Ave.

Quanto ao Marítimo, em acesa luta, com o Rio Ave, pelo sexto lugar, posição que confere acesso a uma competição europeia, somou o seu 14.º jogo consecutivo sem perder nos Barreiros, sob o comando de Daniel Ramos, ficando agora com 48 pontos, mais três do que os vila-condenses.

Na Madeira, para além do regresso de Brahimi, após castigo, o jovem Fernando Fonseca foi a grande novidade no ‘onze' inicial do FC Porto, jogando no lugar do castigado Maxi Pereira, em detrimento de Miguel Layún, habitual segunda opção, mas que nem foi convocado.

E foi da jovem promessa portista que nasceu o primeiro lance de perigo do jogo, aos 12 minutos, quando Fernando Fonseca solicitou André André para a entrada do médio, que rematou forte, mas por cima da baliza de Charles.

Aos 23 minutos, em novo lance perigoso dos ‘dragões', o guarda-redes do Marítimo saiu aos pés de Soares, que recebia de Brahimi na área e se preparava para o remate.

Os insulares, que nunca facilitaram a vida ao adversário, responderam com muito perigo, aos 25 minutos, com Keita a receber a bola de costas para a baliza, deixando para o remate frontal de Alex Soares, mas a bola saiu por cima do travessão.

A insistência do FC Porto junto da baliza do Marítimo, surtiu efeito, aos 28 minutos: Herrera tirou o cruzamento, o moçambicano Zainadine fez o corte, mas a bola ficou à mercê de Otávio, que rematou rasteiro, com o pé direito, batendo Charles.

Ainda antes do intervalo, aos 42 minutos, os portistas poderiam ter feito o segundo golo, mas uma enorme defesa de Charles, a remate de Fernando Fonseca, impediu que a equipa orientada por Nuno Espírito Santo ampliasse a vantagem, facto que, a acontecer, seria injusto para os madeirenses.

Na segunda parte, o FC Porto entrou muito pressionante e, aos 61 minutos, Otávio cruzou atrasado para Soares que recebe a bola em zona frontal, picando-a apor cima de Charles, ficando muito perto do golo.

O Marítimo recuperou bem da fase mais defensiva por que passou no jogo e Djoussé, acabado de entrar, fez o tento da igualdade, aos 69 minutos, de cabeça, após pontapé de canto batido por Coronas.

Galvanizados pelo golo, os insulares podiam ter chegado à ventagem, quando Brito concluiu um lance de contra-ataque, aos 72 minutos, com um remate de pé esquerdo à malha lateral.

Já com Corona, André Silva e Rui Pedro em jogo, coube aos portistas uma nova oportunidade, aos 77 minutos, através de cabeceamento de André Silva, ao lado, após cruzamento de Corona.

O FC Porto fez pressão junto da baliza dos ilhéus nos derradeiros minutos da partida, mas a linha defensiva do Marítimo impediu que o adversário concretizasse as suas intenções.

Programa da jornada

Sexta-feira, 5 de Maio de 2017
Moreirense - Sp. Braga, 2 - 1

Sábado, 6 de Maio de 2017
Boavista - Nacional, 2 - 2
Paços Ferreira - Feirense, 0 - 1
Marítimo - FC Porto, 1 - 1

Domingo, 7 de Maio de 2017
Sporting - Belenenses, 1 - 3
Tondela - V. Setúbal, 2 - 1
V. Guimarães - Arouca, 1 - 0
Rio Ave - Benfica, 0 - 1

Segunda-feira, 8 de Maio de 2017
Estoril - Desp. Chaves, 2 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?