loading

Crónica: Feirense derrota Vitória e encerra I Liga com 4 triunfos seguidos

O Feirense encerrou hoje a I Liga portuguesa de futebol com quatro triunfos consecutivos, a melhor série de resultados do campeonato, ao vencer no terreno do Vitória de Guimarães por 1-0, em jogo da 34.ª jornada.

Crónica: Feirense derrota Vitória e encerra I Liga com 4 triunfos seguidos

O golo de Tchuameni, aos 69 minutos, após iniciativa de Luís Machado, permitiu à equipa de Nuno Manta Santos vencer um jogo equilibrado, embora nem sempre bem jogado, superar as três vitórias consecutivas, atingidas entre as 25.ª e 27.ª jornadas, e terminar o melhor campeonato de sempre do Feirense - alcançou a primeira manutenção em cinco presenças na I Liga - no oitavo lugar, com 48 pontos.

Já a equipa minhota encerrou o campeonato com uma derrota inédita em jogos do campeonato ante os 'fogaceiros', a quarta da época em casa, e falhou a obtenção de um novo recorde de pontos numa só época, acabando com os mesmos 62 pontos arrecadados na temporada 1995/96.

Os vimaranenses entraram em campo com um 'onze' totalmente modificado face àquele que alinhou na goleada sofrida ante o Benfica (5-0), na ronda anterior, e, nos primeiros minutos, procuraram ter a bola, rematando pela primeira vez à baliza de Vaná Alves por Raphinha, à malha lateral, aos 12 minutos.

A equipa de Santa Maria da Feira começou a partida com seis novidades face ao triunfo sobre o Sporting (2-1), da última jornada - os laterais Jean Sony e Kakuba, os médios Fabinho e Luís Aurélio e os avançados Platiny e Tchuameni - e adotou uma postura recuada sem bola, procurando explorar a velocidade dos elementos adiantados no contra-ataque.

Os 'fogaceiros' criaram o lance mais perigoso do primeiro tempo aos 23 minutos, num remate cruzado de Luís Machado ao lado, mas o jogo, entretanto, 'arrefeceu' até os vimaranenses ressurgirem nos últimos 10 minutos da primeira parte, aparecendo com muitos homens na frente, apesar de não terem construído oportunidades de golo.

Depois de o Vitória de Guimarães ter revelado, ao intervalo, os sócios premiados no sorteio de 200 bilhetes para a final da Taça de Portugal, com o Benfica, a 28 de maio, a equipa de Pedro Martins quase inaugurou o marcador no primeiro minuto do segundo tempo, quando Raphinha ultrapassou Kakuba no lado direito do ataque e rematou em arco à trave, com a bola a sair depois pela linha final.

A equipa de Nuno Manta Santos ripostou de pronto e, aos 50 minutos, também 'esbarrou' no travessão da baliza vitoriana, num remate de fora da área de Platiny, ainda desviado por Miguel Silva, com uma palmada, e o duelo seguiu com as duas formações a equilibrarem-se, numa intensidade superior à da primeira parte.

O golo solitário do desafio apareceu para o Feirense, aos 69 minutos, num lance iniciado no lado esquerdo por Luís Machado, que, depois de ultrapassar João Aurélio, ficou com via aberta para colocar a bola na pequena área, onde apareceu Tchuameni a encostar para o fundo das redes.

Em desvantagem, a equipa de Pedro Martins procurou reagir e aumentou o ritmo, mas revelou poucas soluções para contrariar a organização defensiva do adversário, tendo sido, aliás, os ?fogaceiros' a ficarem mais perto do segundo golo, quando Rúben Ferreira intercetou em cima da linha um cabeceamento de Wellington, já nos descontos.

Programa da jornada

Sábado, 20 de Maio de 2017
Paços Ferreira - Marítimo, 0 - 0
Rio Ave - Belenenses, 2 - 0
Nacional - V. Setúbal, 1 - 2
V. Guimarães - Feirense, 0 - 1
Boavista - Benfica, 2 - 2

Domingo, 21 de Maio de 2017
Tondela - Sp. Braga, 2 - 0
Estoril - Arouca, 4 - 2
Moreirense - FC Porto, 3 - 1
Sporting - Desp. Chaves, 4 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?