loading

LC: 'Vencedor' Real Madrid contra 'perdedora' Juventus em final que promete

O Real Madrid, clube mais titulado do continente, e a Juventus, recordista de finais perdidas, fecham sábado no Millennium Stadium, em Cardiff, a época futebolística 2016/17, numa 62.ª final da Liga dos Campeões que promete.

LC: 'Vencedor' Real Madrid contra 'perdedora' Juventus em final que promete

No País de Gales, os ‘merengues’ jogam para se tornarem o primeiro clube a revalidar o cetro na ‘era Champions’ (1992/93), 27 anos depois do ‘bis’ do AC Milan (1989/90), frente a um conjunto transalpino que volta mais forte do que há dois anos, quando caiu perante o FC Barcelona (1-3).

O historial dá total favoritismo aos madrilenos, que ganharam 11 de 14 finais, uma face à ‘vecchia signora’, derrotada em seis de oito, dessa vez, em 1997/98, por um tento do então avançado ‘merengue’ Predrag Mijatovic.

A atual ‘Juve’ tem, porém, razões para acreditar que tudo poder ser agora diferente, depois de um percurso até à final sem qualquer derrota (nove triunfos e três empates) e com escassos três golos sofridos, contra 21 marcados.

Por seu lado, o Real Madrid foi bem mais concretizador, com 32 tentos, 10 dos quais da responsabilidade do ‘letal’ Cristiano Ronaldo, mas concedeu muitos mais, um total de 17, só conseguindo manter a baliza inviolável uma vez.

Face aos números, antevê-se um embate entre o poderio ofensivo do Real Madrid, que marcou em todos os jogos, e o defensivo da Juventus, que não sofreu golos em nove, incluindo nos dois com o ‘Barça’ (3-0 casa e 0-0 fora).

Quanto a sistemas táticos, eles também são diferentes, já que a ‘Juve’ deve apresentar-se em ‘3-4-3’, com três centrais, dois laterais ofensivos e três avançados, enquanto o Real Madrid atuará em ‘4-4-2’, com Isco, ou em ‘4-3-3’, se o ‘anfitrião’ Gareth Bale regressar ao ‘onze’.

A equipa de Turim, comandada por Massimiliano Allegri, deverá entrar com Barzagli, Bonucci e Chiellini, à frente de Buffon, um meio-campo com os laterais Dani Alves e Alex Sandro nos corredores e Khedira e Pjanic ao meio e um ataque com Dybala e Mandzukic nas faixas, no apoio a Higuaín.

Por seu lado, o Real Madrid, de Zinédine Zidane, arrancará com Keylor Navas na baliza, uma defesa com Carvajal, Sergio Ramos, Varane e Marcelo, um meio-campo com Casemiro, Kroos e Modric e um ataque com Ronaldo e Benzema, restando saber se o 11.º elemento será Isco, mais para a intermediária, ou Bale, para formar um trio na frente, o ‘BBC’.

Independentemente do esquema tático eleito por Zidane, Cristiano Ronaldo será a grande ‘arma’ dos ‘merengues’, que sabem, no entanto, que, se nada mais funcionar, haverá sempre Sergio Ramos, ‘chave’ das duas últimas finais.

Por seu lado, a ‘Juve’ apostará mais na fortaleza do seu coletivo, suportada pelos três centrais, mas também tem os seus ‘ases’, nomeadamente o emergente Dybala, o goleador Higuaín e também Dani Alves, a fechar a época em ‘super forma’.

Independentemente do que suceda em Cardiff, as duas equipas não sairão, longe disso, em ‘branco’ da temporada, pois o Real Madrid venceu a Liga espanhola, cinco anos depois, além do Mundial de clubes e da Supertaça Europeia, e a ‘Juve’ logrou a ‘dobradinha’ em Itália, incluindo um inédito ‘hexa’.

A final da edição 2016/17 da Liga dos Campeões em futebol, entre o Real Madrid e a Juventus, realiza-se no sábado, a partir das 19:45, no Millennium Stadium, em Cardiff, no País de Gales, com arbitragem do alemão Felix Brych.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?