loading

Euro feminino: Portugal-Inglaterra (Declarações)

Declarações após o jogo Portugal-Inglaterra (1-2), da terceira e última jornada do Grupo D do Europeu de futebol feminino, em Tilburgo, na Holanda.

Euro feminino: Portugal-Inglaterra (Declarações)

Francisco Neto (selecionador de Portugal): “Não posso dizer que esteja desapontado, as jogadoras foram fantásticas, foi isto que planeámos e fizemos. Lembro que somos a equipa de ranking mais baixo, hoje Portugal quis vencer o jogo.

A Inglaterra é uma das melhores equipas, mas Portugal hoje merecia pelo menos um empate. Estrategicamente fomos perfeitos, controlámos a Inglaterra, não criou muitas situações de golo.

Estou orgulhoso não só das que jogaram, mas da equipa toda, é o crescimento de uma equipa, sem dúvida, tenho a certeza que iremos regressar mais fortes, foi a primeira vez que viemos, vemos o crescimento de uma equipa, tanto desportivo, como na convivência, passámos um mês juntos e não tivemos um problema.

Vamos de cabeça erguida para Portugal e com o sentimento de honrar a nossa camisola.

[Melhor jogo?] Sim, no da escócia já tinha tido bons momentos, este foi melhor, pegámos nos 90 minutos, o trabalho de uma Federação Portuguesa de Futebol, que nos deu todas as condições, temos cada vez mais clubes a trabalhar com qualidade.

Quero dar uma palavra de apreço às nossas jogadoras, especialmente àquelas que não tiveram minutos, estavam focadas e comprometidas com o grupo. Uma palavra especial para elas, sempre dedicadas, isso é o crescimento coletivo de uma equipa.

Conseguirmos esta qualidade de jogo contra uma das grandes equipas, deixa-nos orgulhosos, uma redução entre as equipas de topo e Portugal e isto faz-nos dizer que voltaremos mais fortes, temos uma média de idade de pouco mais de 23.

A primeira parte foi melhor, a segunda talvez acusámos fadiga, a Inglaterra entrou muito forte, mas não devia ter sido daquela forma [o golo sofrido no início da segunda parte], mas o futebol tem este tipo de ocasionalidades.

Disse à Laura [Luís], vais entrar e vais-me fazer feliz, teve aquele remate, mas não deu, mas estamos orgulhosos.

A não ser que a direção não me queira, tenho contrato até 2019 e faço por cumprir por isso. É minha intenção, tenho todas as condições e estou muito feliz com o projeto.

Mark Sampson (selecionador de Inglaterra): “Vencemos o grupo com três vitórias contra três equipas difíceis. Chegar aqui com três vitórias é um feito fantástico, marcámos dez e sofremos um – não existe ninguém sequer perto de nós, nem que tenham marcado metade do que marcámos. Estou orgulhoso deste grupo, estamos na posição em que queríamos estar, estamos confiantes e em forma.

[O que disse ao intervalo?] As jogadoras queriam ter um bom começo, o golo foi estranho, foi falta e depois demorámos tempo a encontrar decisões. Identificaram onde podiam melhorar, mostraram resiliência, na segunda parte.

Portugal teve três remates, mas estiveram muito perto de se qualificar.

Do nosso ponto de vista ganhámos o jogo, não há uma primeira e uma segunda equipa, há uma equipa de Inglaterra. Tivemos uma vitória frente uma equipa de Portugal muito forte e que esteve muito perto de se qualificar”.

Dolores Silva (jogadora portuguesa): “No final acaba por ser bastante frustrante, claro que se calhar muitas pessoas não esperavam que nós neste jogo, sobretudo frente a uma Inglaterra, demonstrássemos um grande caráter. Acho que houve momentos durante o jogo em que fomos a melhor equipa, lutámos desde o primeiro até ao último minuto, e infelizmente não conseguimos chegar ao golo que nos faltava, infelizmente é por um golo que ficamos pelo caminho.

Temos motivos para estar orgulhosas do nosso trabalho, agora é olhar em frente, pegar nos pontos positivos para nos darem força para a próxima fase de qualificação.

Sabíamos que íamos defrontar uma grande seleção, sabíamos que, independentemente de tudo, estava tudo em aberto, embora muita gente não acreditasse, mas nós sempre acreditámos. Com estes jogos crescemos bastante e somos cada vez mais equipa.

Sofremos um golo muito cedo, quando ainda estávamos a entrar em jogo, voltou a acontecer na segunda parte, mas o futebol é mesmo assim, e tentámos reagir bem, tanto na primeira, como na segunda parte, apesar de estarmos mais cansadas.

Tento dar o meu melhor, independentemente da posição, cada uma quer dar o melhor pela camisola.

Acabamos por estar com um sentimento amargo, frustrante, que até tivemos até nas nossas mãos a passagem à fase seguinte, se calhar muitos pensavam que íamos ser goleadas por irmos defrontar equipas fortíssimas, mas respondemos em campo. Foi espetacular para nós, para crescermos e vermos que conseguimos coisa fantásticas”.

Carolina Mendes (jogadora de Portugal, autora do golo): “Penso que mais uma vez mostrámos que não viemos aqui por sorte, ou por acaso, que temos valor. Penso que fomos muito grandes dentro de campo, jogar com Inglaterra, poder fazer o nosso jogo, termos oportunidade de golo.

Não era o resultado que queríamos, que era passar à fase seguinte. Estamos tristes por não conseguirmos alcançar os objetivos, mas orgulhosas.

Festejo? Antes de entrarmos combinámos por brincadeira [fazer a continência].

[Ficar a um golo da qualificação] É morrer na praia, jogar com seleções tão fortes, como Inglaterra e Espanha, a própria Escócia, e jogarmos tão bem, é frustrante, sentimo-nos tristes e que podia ter sido melhor. Apesar da derrota crescemos como jogadoras e equipa e o grupo está cada vez mais unido e isso é muito o nosso segredo, é fundamental para a próxima fase – o campeonato para o campeonato do Mundo.

Queremos acreditar que isto seja importante para o futebol feminino, que mais pessoas apoiem, que mais pessoas vão aos estádios, não só pela seleção feminina, mas pelas equipas. Que as miúdas mais novas pratiquem a modalidade, sentimos o apoio dos portugueses.

Só soube no fim [resultado da Espanha-Escócia], talvez o treinador tenha achado melhor não falar com a equipa e independentemente disso nós tínhamos que fazer o nosso trabalho e isso não alterou nada".

Toni Duggan (jogadora inglesa, eleita a melhor do jogo e autora do primeiro golo): “Temos que dar credito à nossa equipa, Portugal tem uma boa equipa, era a primeira vez, sabemos que elas vão voltar.

Sabíamos que ia ser uma equipa difícil, apreciamos a sua atitude, mas temos que dar credito à nossa.

A coisa mais importante foi conseguirmos três vitórias em três jogos – era o nosso objetivo e conseguimos, por isso estou encantada".

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?