loading

Crónica: Benfica vence nas Aves e mantém-se a cinco pontos do FC Porto

Duas grandes penalidades marcadas por Jonas e um golo de Seferovic ditaram hoje a vitória do Benfica na casa do Desportivo das Aves (3-1), num jogo bem disputado da nona jornada da I Liga de futebol.

Crónica: Benfica vence nas Aves e mantém-se a cinco pontos do FC Porto

Com este resultado, os ‘encarnados' continuam a cinco pontos do líder FC Porto, enquanto o Desportivo das Aves segue com apenas uma vitória na prova, mantendo-se, assim, nos últimos lugares da tabela classificativa.

Na Vila das Aves, o Benfica, com Svilar e Diogo Gonçalves a repetir titularidade, Jonas e Seferovic de regresso e Pizzi no banco, entrou melhor no jogo, com uma abordagem mais ofensiva e a criar mais dificuldades junto da baliza de Quim.

Ainda assim, o primeiro lance de perigo acabou por pertencer ao Desportivo das Aves. Logo aos cinco minutos, um remate forte de Vítor Gomes proporcionou uma defesa complicada a Svilar.

Os ‘encarnados' organizaram-se e, quase de imediato, responderam com uma série de lances de golo, mas encontraram pela frente o experiente guardião Quim. Aos sete minutos, Salvio cruzou, mas a bola desviou-se em Defendi e quase surpreendeu Quim.

Quatro minutos depois, novamente Salvio, após um arranque rápido, rematou forte para uma boa defesa do guardião do Aves.

A pouco tempo da meia hora de jogo, os benfiquistas mantinham a pressão e, mais uma vez, estiveram muito perto do golo, num remate de pé esquerdo de Seferovic detido sem dificuldades por Quim.

Os avisos estavam dados e o golo não tardou a chegar. O Benfica adiantou-se no marcador aos 28 minutos, por intermédio de uma grande penalidade. Washington chegou tarde e derrubou Diogo Gonçalves. O árbitro assinalou e Jonas marcou.

Depois disso, e com uma postura mais desinibida ofensivamente, o Desportivo das Aves reagiu e chegou mesmo a estar no comando, fazendo pressão junto da grande área benfiquista.

Ainda antes do intervalo a equipa da casa ‘cheirou' por três vezes o golo, faltando alguma sorte e a habitual destreza na hora de rematar à baliza.

Aos 41 minutos, após uma cabeçada de Nildo, e com Svilar batido, Rúben Dias, o jovem defesa central, cortou de cabeça quase em cima da linha de golo.

No minuto seguinte, Vítor Dias teve o golo do empate nos pés depois de rematar completamente sozinho no coração da área, no entanto, a bola acabou por sair por cima.

Em cima do apito para o intervalo, a bola foi à barra da baliza de Svilar, após cabeceamento de Defendi, na sequência de um livre.

Face a este atrevimento da equipa avense, o Benfica foi obrigado a reorganizar-se na segunda parte e isso acabou por surtir efeito logo nos primeiros instantes.

Aos 50 minutos, após um disparo de Jonas contra a defesa do Aves, o ressalto acabou para sobrar para Salvio que tirou Nelson Lenho da frente e desviou a bola de Quim. A bola já ia na direção da baliza, mas foi Seferovic a marcar o segundo do Benfica.

O Desportivo das Aves, mesmo assim, não deixou de se bater pelo golo, algo que acabou por acontecer aos 76 minutos, altura em que Paulo Machado, de canto, atirou a bola para a zona do primeiro poste, permitindo a Defendi antecipar-se a Seferovic, fazendo um cabeceamento indefensável para Svilar.

O Benfica acabou por selar o resultado com mais uma grande penalidade, que gerou grande contestação. Jonas derrubou Nildo antes de fazer um passe longo para Pizzi, mas o árbitro nada assinalou, acabando o médio, entrado aos 67 minutos, por ser carregado e o brasileiro por ‘bisar’ de penálti.

Quim sofreu, assim, três golos, no dia em que se tornou o jogador mais velho de sempre a atuar na I Liga. Aos 41 anos, 11 meses e nove dias, o antigo jogador de Benfica e Sporting Braga ultrapassou Bento, que tinha alinhado, em 1990, com 41 anos, 10 meses e 25 dias.

Programa da jornada

Sábado, 15 de Outubro de 2016
Arões - Taipas, 1 - 0
São Paio dArcos - Serzedelo, 2 - 4

Domingo, 16 de Outubro de 2016
Esposende - UD Vila Chã, 1 - 2
Brito - Forjães, 3 - 1
Joane - Santa Maria FC, 2 - 1
AD Ninense - Santa Eulália, 4 - 2
Marinhas - Amares, 2 - 1
Vieira - Terras Bouro, 2 - 0
Porto Ave - Maria da Fonte, 0 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?