loading

Crónica: FC Porto demolidor goleia em Portimão, antes da receção ao Sporting

Um FC Porto demolidor somou hoje a quinta vitória consecutiva na I Liga de futebol, ao golear o Portimonense por 5-1, em jogo da 24.ª jornada da prova, antes da receção ao rival Sporting, marcada para sexta-feira.

Crónica: FC Porto demolidor goleia em Portimão, antes da receção ao Sporting

Os portistas deram nova prova de força e, com um futebol simples, rápido e eficaz, já venciam ao intervalo por 3-0, com um ‘bis' de Marega (10 e 44 minutos) e um tento de Otávio (16), antes de Soares (59) e Brahimi (66), assistidos pelo estreante Dalot, aumentarem a vantagem e Lucas (90+2) reduzir a diferença.

O FC Porto manteve a liderança isolada do campeonato, com 64 pontos, mais cinco do que o Benfica e mais oito em relação ao Sporting, que põe o calendário em dia na segunda feira, com a receção ao Moreirense. O Portimonense é 10.º, com 27.

O técnico do Portimonense, Vítor Oliveira, chamou ao ‘onze' Pedro Sá e Bruno Tabata, ausentes, por castigo, na vitória no campo do Feirense na jornada anterior (3-1), retirando Marcel e Wellington.

No FC Porto, o jovem Diogo Dalot estreou-se a titular na I Liga, substituindo Alex Telles, ausente por lesão, enquanto Otávio foi aposta no lugar que o hoje castigado Corona tinha ocupado na segunda parte do encontro com o Estoril, disputada a meio da semana, com vitória dos ‘dragões' (3-1).

O ritmo alto que a equipa de Sérgio Conceição impôs nos 45 minutos frente aos estorilistas manteve-se no Algarve desde o ‘apito' inicial do portuense Jorge Sousa, com um quarto de hora ‘explosivo’.

O FC Porto ameaçou o primeiro golo por duas vezes, em jogadas conduzidas por Maxi Pereira, que colocou a bola com passes atrasados na grande área, vendo Soares e Otávio falharem, aos cinco e sete minutos, respetivamente.

Os algarvios também se aproximaram da baliza de Casillas com perigo - aos nove minutos, após um canto, o guardião espanhol defendeu a ‘cabeçada' de Felipe Macedo e Felipe evitou a recarga de Fabrício -, antes de o FC Porto, incisivo a atacar, praticamente decidir o jogo, com dois golos em seis minutos.

Marega abriu o marcador, aos 10 minutos, após assistência de Soares, numa jogada iniciada por Otávio, e, aos 16, assistiu, com um passe rasteiro atrasado, para o médio brasileiro assinar o seu primeiro golo nesta edição do campeonato.

O Portimonense não se escondeu e foi dando réplica - o japonês Nakajima rematou às malhas laterais, num lance em que podia ter feito melhor, aos 21 minutos -, mas seria o FC Porto a ‘matar' o encontro perto do intervalo, com Marega a elevar a contagem após passe de Maxi Pereira.

Vítor Oliveira ainda mexeu na equipa na entrada para o segundo tempo - tirou o ‘apagado' Déner e colocou Wellington -, mas a pressão asfixiante dos portistas manteve-se, acabando por gerar mais golos.

O jovem lateral Diogo Dalot, que na primeira parte tinha mostrado algum receio em juntar-se ao processo ofensivo, evidenciou-se na segunda metade, somando as assistências para os tentos de Soares (59 minutos) e Brahimi (66).

Já sem Herrera, Marega e Soares, que Sérgio Conceição substituiu para gerir o desgaste acumulado nas últimas semanas, um cruzamento de Hernâni desviado por um defesa foi à barra (81 minutos) e o FC Porto baixou o andamento até ao ‘apito' final, deixando o Portimonense reduzir a diferença nos descontos, por Lucas (90+2), de cabeça, após um livre.

Programa da jornada

Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2018
Rio Ave - Desp. Aves, 0 - 0

Sábado, 24 de Fevereiro de 2018
Belenenses - Feirense, 1 - 0
Marítimo - V. Guimarães, 3 - 2
Paços Ferreira - Benfica, 1 - 3

Domingo, 25 de Fevereiro de 2018
Desp. Chaves - Estoril, 2 - 0
Boavista - V. Setúbal, 4 - 0
Portimonense - FC Porto, 1 - 5

Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2018
Sp. Braga - Tondela, 1 - 0
Sporting - Moreirense, 1 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?