loading

Crónica: FC Porto elimina Tottenham e chega às «meias» da Youth League

O FC Porto foi a primeira equipa a garantir presença nas meias-finais da Youth League, ao vencer o Tottenham por 2-0, em Londres, num jogo em que os «dragões» tiveram sempre o resultado controlado.

Crónica: FC Porto elimina Tottenham e chega às «meias» da Youth League

Os compactos sub-19 de João Brandão foram muito seguros a defender e pragmáticos e eficazes a chegar ao 2-0, sendo que se tivessem mantido essas qualidades ofensivas na etapa complementar o resultado poderia ser mais volumoso.

Agora, na ‘final four’, que vai decorrer de 20 a 23 de abril em Nyon, Suíça, os ‘dragões’ vão defrontar o vencedor do jogo que na quarta-feira opõe o Real Madrid ao Chelsea, que venceu duas das quatro edições até agora disputadas.

Os portistas são a única equipa lusa em prova, depois de o Benfica, duas vezes finalista, ter caído na fase de grupos e o Sporting ter sido afastado pelo campeão Salzburgo, que os azuis e brancos eliminaram na ronda anterior.

Com os quartos de final a disputar-se em jogo único, sobrepôs-se o poder do coletivo e melhor capacidade lusa de gerir a bola e os ritmos de jogo, perante um adversário possante fisicamente, mas sem a mesma criatividade.

O médio Oliver Skipp, do Tottenham, esteve nos dois golos dos ‘dragões’, primeiro a desviar para a baliza o cabeceamento do central Diogo Leite (30 minutos) e depois ao perder a bola na defesa, que permitiu o contra-ataque com golo de Irala (40).

Com sistemas táticos a privilegiar o rigor defensivo, as oportunidades não abundaram, surgindo apenas de remates à entrada da área: o de Maghoma (16), prensado, saiu perto do ângulo, e a resposta de Diogo Bessa forçou Eyoma a ceder canto.

Foi precisamente de canto que os ‘dragões’ chegaram ao golo, com Diogo Leite a ganhar de cabeça e Oliver Skipp, infeliz, a alterar a trajetória, enganando toda a gente (0-1).

Dez minutos depois, Skipp tem um mau início de construção e passa a bola a Madi Queta, que desmarcou logo Santiago Irala que, isolado, fez o 2-0.

Na etapa complementar tempo o Tottenham prescindiu de um defesa para reforçar o ataque, mas nem por isso dominou, com os portugueses sempre a tratar a bola melhor e a disporem mesmo das melhores situações de perigo.

Jogando em pressão alta, o FC Porto não deixou o adversário aproximar-se muitas vezes da baliza, sendo que as reais oportunidades dos britânicos contaram com a ‘ajuda’ do guarda-redes Diogo Costa, que, em lances seguidos, cometeu dois deslizes comprometedores, o segundo dos quais valendo-lhe um colega a salvar sobre a linha de golo.

Programa da jornada

Terça-feira, 13 de Março de 2018
Tottenham S19 - FC Porto S19, 0 - 2
Barcelona S19 - Atlético Madrid S19, 2 - 0

Quarta-feira, 14 de Março de 2018
Man City S19 - Liverpool S19, 3 - 2 g.p
Real Madrid S19 - Chelsea S19, 2 - 4

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?