loading

Feirense celebra centenário revivendo os melhores momentos da história do clube

Nas comemorações de domingo, do 100.º aniversário do Feirense, a direção pretende reunir figuras do presente e do passado para reviver os momentos de glória do clube.

Feirense celebra centenário revivendo os melhores momentos da história do clube

As comemorações têm inicio marcado para as 10:00, no Estádio Marcolino Castro, com o lançamento de um selo comemorativo. Às 11:00, é inaugurado o monumento "100 anos de História", que antecede o almoço que juntará dirigentes, adeptos e ex-atletas, às 13:00, no Europarque, em Santa Maria da Feira.

O presidente do clube, Rodrigo Nunes, realça que a direção organizou vários eventos, que decorrem até 07 de janeiro de 2019, de forma a juntar todos aqueles que fazem parte da história do Feirense.

“As comemorações que se iniciaram a 07 de janeiro deste ano servem sobretudo para reviver um conjunto de momentos de glória e de histórias fantásticas que o clube tem. Queremos evocar e elevar a alma Feirense", referiu.

Segundo o dirigente, são muitos os momentos que "ficam na história do Feirense", mas destaca os que considera serem "momentos de viragem".

"É evidente que a chegada de Marcolino Castro à presidência na década de 50 foi o início de um novo Feirense, que, até então, estava um pouco amorfo. Foi um presidente que criou as condições para o Feirense crescer continuamente durante 40 ou 50 anos", sublinhou.

O líder do Feirense acrescentou que, a nível desportivo, tudo "começou a ser diferente a partir do ano 2000", com a “inauguração do complexo desportivo, que é um dos melhores a nível nacional”.

Rodrigo Nunes aponta, no entanto, para o futuro, e garante que o clube tem objetivos de crescimento a curto prazo.

"Há duas razões pelas quais estou na presidência. Uma porque era um sonho ser presidente por altura dos 100 anos e outra pela conclusão das obras do complexo desportivo, inaugurado em 2004. Gostaria de o terminar, porque o futuro continua risonho”, frisou.

O líder do Feirense lembrou que o clube “já não é só uma equipa de futebol, tem 12 modalidades”.

“Aquilo que pensámos, continua de pé. Queremos um pavilhão, uma piscina e uma pista de atletismo, que permitirão aumentar o número de atletas para mais de um milhar. Queremos juntar qualidade à quantidade para continuarmos a vencer desportivamente", referiu.

A história dos 100 anos do Feirense, clube fundado a 18 de março de 1918, fica marcada pela primeira subida à I Divisão, em 1962, numa equipa que contava com uma das maiores figuras do Feirense, Artur Brandão, que foi ‘capitão’, treinador e presidente.

Mas, o Feirense entrou na história do futebol português em 1989, quando participou pela terceira vez na I Divisão apenas com jogadores portugueses, com um plantel liderado pelo treinador Henrique Nunes.

Nas modalidades, o clube teve sempre uma forte ligação ao ciclismo e o seu grande feito aconteceu em 1990, com a equipa Ruquita-Philips-Feirense a conquistar a 52.ª Volta a Portugal, por Fernando Carvalho, natural de São Paio de Oleiros, numa formação que era comandada por Fernando Mendes.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?